• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-25112010-105508
Document
Auteur
Nom complet
Luís Ricardo Galvani
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2010
Directeur
Jury
Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro (Président)
Amaral, Daniel Capaldo
Oprime, Pedro Carlos
Titre en portugais
Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
Mots-clés en portugais
Controle estatístico da qualidade
Controle estatístico do processo
Programa seis sigmas
Seis sigmas em manufatura
Seis sigmas em serviços
Resumé en portugais
A competitividade é um fator de extrema importância para o sucesso das organizações. Os expressivos resultados alcançados pela Motorola e General Electric (GE), por meio do programa Seis Sigma, tem sido uma fonte de inspiração para muitas empresas seguirem o seu exemplo e conseguir maior competitividade. O programa Seis Sigma foi criado e evoluiu em ambiente de manufatura, mas também pode ser aplicado em processos de serviços. Entretanto a aplicação em serviços tem sido feita de forma mais modesta, com menor participação de empresas, e conseqüentemente menor número de casos e relatos divulgados. A literatura menciona que de forma geral o desempenho dos processos de serviços é inferior aos processos de manufatura, e isso pode ser um indicativo de boa oportunidade para a aplicação do programa Seis Sigma. Este trabalho tem como objetivo a análise comparativa da aplicação do programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços, por meio de revisão da literatura e pesquisa com empresas que aplicam o programa, visando entender as diferenças da aplicação em benefício da aplicação em serviços. Os resultados obtidos sugerem indícios de similaridades e diferenças significativas, tais como "no perfil do Black Belt, nas equipes de projeto, no tempo de execução de um projeto, no uso da CTQ, na disponibilidade e natureza dos dados e na aplicação de técnicas e ferramentas" que podem ajudar na expansão do programa em serviços, e assim, espera-se que possa motivar mais pesquisas com esse tema de trabalho.
Titre en anglais
Comparative analyses of Six Sigma application in manufacturing and service process
Mots-clés en anglais
Comparative analyses
Six sigma in manufacturing
Six sigma in services
Six sigma program
Statistical process control
Statistical quality control
Resumé en anglais
Competitiveness is an important factor for any organization success. The Six Sigma program, which has been used by companies like Motorola and GE since the 1980's, has proved to be a successful way to make any company improve all areas of business and therefore, become more competitive. Although it was created and has been growing in manufacturing successfully, its implementation can reach a much wider field of application. In the last few years, some service corporations also been benefited by the use of this program. However, different from manufacturing, its application is less popular and still restricted to few companies that have already implemented it, which explains limited case studies and projects published in the literature. This paper has the goal to perform a comparative analysis of Six Sigma program implementation in manufacturing as well as in services process and consequently, comprehend the differences and advantages of its application in these different fields. The results of this study, which are based on literature review and also a survey with service companies, have led to some significant similarities and differences like the profile of the Black Belt, project time execution, CTQ use, the nature and availability of the data and application of techniques and tools. Further research, can certainly contribute to the expansion of the Six Sigma methodology improvement in service quality.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Luis.pdf (1.13 Mbytes)
Date de Publication
2010-11-26
 
AVERTISSEMENT: Le matériau se réfère à des documents provenant de cette thèse ou mémoire. Le contenu de ces documents est la responsabilité de l'auteur de la thèse ou mémoire.
  • Galvani, Luis Ricardo, e Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro. Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de Manufatura e Serviços. Produção (São Paulo. Impresso), 2013.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.