• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-24112017-083457
Documento
Autor
Nombre completo
Guilherme Luis Lima Alves
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2017
Director
Tribunal
Gerolamo, Mateus Cecílio (Presidente)
Delai, Ivete
Gambi, Lillian do Nascimento
Título en portugués
Impacto de elementos de gestão da qualidade sobre a cultura organizacional:  uma análise baseada em estudos de caso
Palabras clave en portugués
Cultura organizacional
Estudo de caso
Gestão da qualidade
Resumen en portugués
Gestão da qualidade apresenta diversos conceitos, práticas e técnicas que podem ser utilizados por empresas para ganhar ou manter competitividade frente a um cenário econômico e tecnológico em constante mudança, de forma a ser um campo de estudo que evoluiu bastante ao longo dos séculos XX e XXI, passando por diferentes eras da qualidade. Porém, a implementação desses conceitos, práticas e técnicas nem sempre possui resultados positivos, ou produzem resultados não duradouros. Como forma de melhor entender a implementação e sucesso dos programas de gestão da qualidade, uma abordagem pluralista é utilizada, levando em conta as distintas culturas organizacionais de empresas. Também é considerado qual o desempenho esperado da qualidade pela estratégia da organização, como fator de contexto para entender qual o papel da gestão da qualidade nas organizações estudadas, com o objetivo de tentar entender como a qualidade exerce influência sobre a cultura organizacional da empresa após implantada. O estudo proposto a seguir baseia-se em uma revisão de literatura e estudos de caso em empresas brasileiras como formar de identificar quais os efeitos de elementos de gestão da qualidade sobre a cultura organizacional. Para tal, uma visão pluralista de gestão da qualidade foi utilizada, considerando diferentes perfis culturais nas organizações. Cultura organizacional foi considerada a partir da dimensões do Competing Values Framework (CVF), a partir de qeustionários do Organizational Culture Assesment Instrument (OCAI) e de entrevistas. A partir dos estudos apresentados é observada uma tendência de elementos da gestão da qualidade incentivarem a cultura organizacional a ser mais focada em aspectos e comportamentos relacionados a controle, enquanto a influência entre foco interno ou externo parece estar relacionada com os objetivos da adoção de tais elementos da qualidade. Além disso, as influência detectadas não foram fortes o suficiente para indicar a necessidade de mudanças radicais na cultura organizacional de uma empresa para o sucesso de elementos de gestão da qualidade
Título en inglés
Impact of quality management elements on organizational culture: case studies based analysis
Palabras clave en inglés
Case study
Organizational culture
Quality management
Resumen en inglés
Quality management presents a diverse set of concepts, practices and techniques that can be utilized by companies to gain or maintain competitiveness when facing an economic and technologic landscape in constant change. This landscape made quality management evolve quite significantly during the XX and XXI centuries, going through different quality eras. However, the implementations of these concepts, practices and techniques not always produce positive results, or the results obtained are lost in the long term. As a way to better understand the implementation and success of quality management programs, a pluralist view is used, taking account of distinct organizational culture profiles in companies. It is also considered the expected performance of the quality management by the organizational strategy, as a context factor to understand the role of quality management in the studied companies, with the objective of attaining a greater understanding of the influence that quality management exerts upon the organizational culture. The following study is based on a literature review followed by case studies in Brazilian companies as a way to identify the effects the quality management elements of an organization influence upon its organizational culture. For that, a pluralist view on quality management is used, taking account of distinct organizational culture profiles in companies. Organizational culture was considered according to the Competing Values Framework (CVF) dimensions, both from Organizational Culture Assesment Instrument (OCAI) questionnaires and interviews. From the studies presented, it is observed a tendency that quality management elements drive the organizational culture to be focused in aspects related to control, while the focus between internal or external needs seem to be related to the objectives behind the adoption of such quality management elements. Furthermore, the influences detected were not strong enough to indicate a need of radical change of an organizations' organizational culture for the success of quality management elements.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-11-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.