• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2019.tde-23052020-140752
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Queiroz Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Fettermann, Diego de Castro
Zancul, Eduardo de Senzi
Título em português
Definição de modelo de processos para a operação do PSS de uma startup
Palavras-chave em português
ciclo de vida
modelo de processos de negócio
operação
sistema produto-serviço
startups
Resumo em português
Uma forma de oferecer valor aos clientes e atender às suas necessidades é vender serviços associados a produtos como uma oferta integrada. Essa combinação é chamada de sistema produto serviço (product service system – PSS) e ao mesmo tempo que oferece valor aos clientes, tem o potencial de aumentar a competitividade frente aos concorrentes no mercado. Nesse tipo de oferta, o provedor passa a ser responsável por todo o ciclo de vida da solução, desde o desenvolvimento, passando pela operação dos serviços, até o fim de vida do produto. Durante a operação dos serviços, o provedor é responsável por todas as atividades que garantem que o cliente receba a oferta que satisfaz as suas necessidades. As empresas tradicionais de manufatura estão migrando para a oferta do PSS, passando pelo chamado processo de servitização, ao mesmo tempo em que startups optam por desenvolver esse tipo de modelo de negócio em busca da diferenciação para vencer as incertezas dos mercados. Nesses casos, mesmo considerando a flexibilidade e o dinamismo existente nas startups nascentes, a oferta de um PSS requer uma operação bem planejada. Como forma de auxiliar no desenvolvimento e início da operação, modelos de processos de negócio podem ser definidos. Os modelos de processos de negócio são maneiras de representar a complexidade de um negócio e assim transmitir informações aos envolvidos, fazendo com que as atividades de um negócio sejam realizadas de forma padronizada. Para desenvolver um modelo de processos para a operação de uma startup, as particularidades do negócio devem ser consideradas, dessa forma, o objetivo deste trabalho é definir um modelo de processos para a operação do PSS de uma startup, ao mesmo tempo que um guia para esse detalhamento é desenvolvido. Para isso, a metodologia de pesquisa está inserida no framework da design science research (DRM) combinado com métodos de revisão da literatura, estudo de caso, análise documental e pesquisa-ação. A startup foco deste estudo é uma startup nascente no campus da USP de São Carlos para a pulverização agrícola de precisão no formato de um modelo de negócios de PSS orientado ao resultado. O modelo resultante é verificado de acordo com os achados na literatura e o método é verificado com os usuários.
Título em inglês
Process model definition for PSS operation of a startup
Palavras-chave em inglês
business process model
life cycle
operation
product-service system
startups
Resumo em inglês
The combination of products and services in an integrated offer is a way to deliver value to customers and meet their needs. This combination is called product-service system (PSS) and while offering value to customers, has the potential to increase competitiveness in the marketplace. In this type of offer, the provider is responsible for the entire solution lifecycle, from product and service development to service operation and to the end of the product lifecycle and proper disposal. During the service operation, the provider is responsible for all activities that ensure the customer receives the agreed offer. Traditional manufacturing companies are moving to the PSS offering, through the so-called servitization process, while startups choose to develop this kind of business model in search of differentiation to overcome market uncertainties. In the second case, even considering the flexibility and dynamism that exists in startups, offering a PSS requires a well-planned operation. To assist in the development and initial phase of business, business process models for the service operation can be defined. Business process models are ways of representing the complexity of a business and thus transmitting information to stakeholders, making the activities of a business to be performed in a standardized manner. In order to develop a process model for the operation of a PSS startup, the particularities of the business must be considered. Thus, the objective of this paper is to define a process model for the operation of a startup's PSS, at the same time as a guide for its detail is developed. The research methodology is inserted in the framework of design science research (DRM) combined with literature review, case study, document analysis, and action research methods. The startup focus of this study is a nascent startup on the USP São Carlos campus for precision agricultural spraying in the form of a result-oriented PSS business model. The resulting model is verified according to the findings in the literature and the method is verified with the users.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-05-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.