• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2023.tde-22112023-155718
Documento
Autor
Nome completo
Ana Carolina Bertassini
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Gerolamo, Mateus Cecilio (Presidente)
Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro
Cezarino, Luciana Oranges
Piller, Frank Thomas
Severengiz, Semih
Título em inglês
Proposal of a roadmap for culture change towards a circular economy: application in a product-as-a-service business model
Palavras-chave em inglês
circular economy
innovation management
organizational culture
roadmap
transition
Resumo em inglês
Circular Economy (CE) is being considered as a plausible and desirable solution to build economic prosperity while respecting ecological and social boundaries. However, its implementation is slow-paced which is partially explained by the systemic nature of the innovation required. Disruptive innovations in business model (BM) foster the CE transition, but its process remains under-explored to date, mainly regarding organizational culture (OC) factors, hindering its implementation. Despite the existence of a voluminous literature on the subject, practitioners are either uncertain or struggling about how to implement circular business model (CBM). Using a multistep methodology, based on literature review and expert consultation we proposed a roadmap to guide companies in the transition journey towards the implementation of a CE-oriented culture. The roadmap is a stepping-stone to overcoming the challenges that companies face in making CE innovation long-lasting. This study identified that the most relevant aspects to be given attention for CBM innovation at the cultural level is the leadership having a circular mindset; the establishment of processes to make the innovations happen in all levels of the company; establish partnerships and collaboration with key players and educating employees (at all levels) towards CE and sustainability concepts and operations. To move towards disruptive CBM it is essential top and middle management commitment, early customer engagement in the solution proposition and business ecosystem management. This study corroborates and expands recent research on the soft side of CE transition and provides practitioners with a guideline to be followed to successfully innovate their BM towards CE
Título em português
Proposta de um roadmap para mudança cultural rumo à economia circular: aplicação em um modelo de negócio de produto-como-um-serviço
Palavras-chave em português
roadmap
cultura organizacional
economia circular
gestão da inovação
transição
Resumo em português
A Economia Circular está sendo considerada uma solução plausível e desejável para construir prosperidade econômica, respeitando os limites ecológicos e sociais. No entanto, sua implementação é lenta, o que é parcialmente explicado pela natureza sistêmica da inovação necessária. Inovações disruptivas no modelo de negócios fomentam a transição para a economia circular, mas seu processo permanece pouco explorado até o momento principalmente no que se refere a fatores de cultura organizacional, dificultando sua implementação. Apesar da existência de uma volumosa literatura sobre o assunto, os profissionais estão incertos ou lutando sobre como implementar modelos de negócio circular. Usando uma metodologia iterativa, com base em revisão da literatura e consulta a especialistas, propusemos um roadmap para orientar as empresas na jornada de transição para a implementação de uma cultura orientada para a economia circular. O roadmap é um facilitador para superar os desafios que as empresas enfrentam para tornar a inovações circulares duradouras. Este estudo identificou que os aspectos mais relevantes a serem considerados para a inovação de modelo de negócio circular no nível cultural são a liderança com uma mentalidade circular; o estabelecimento de processos para que as inovações aconteçam em todos os níveis da empresa; estabelecimento de parcerias e colaboração com os principais atores e educação dos funcionários (em todos os níveis) sobre os conceitos e operações de economia circular e sustentabilidade. Para avançar em direção à modelos de negócio circular disruptivos, é essencial o comprometimento da alta e média gerência, o engajamento dos clientes logo no inicio do desenvolvimento da solução circular e a gestão do ecossistema de negócios. Este estudo corrobora e expande pesquisas recentes sobre o lado soft da transição rumo à economia circular e fornece aos profissionais uma diretriz a ser priorizada e seguida para inovar com sucesso seu modelo de negócio em direção à economia circular.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-11-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.