• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2023.tde-19012024-150115
Documento
Autor
Nome completo
Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro (Presidente)
Martins, Roberto Antonio
Almeida Filho, Adiel Teixeira de
Belderrain, Mischel Carmen Neyra
Franco, Luis Alberto
Título em inglês
Soft Systems Thinking and Aspect-Based Sentiment Analysis to support performance management and better-informed decision-making
Palavras-chave em inglês
Aspect-Based Sentiment Analysis
circular economy
performance management
problem structuring methods
Soft Systems Methodology
Resumo em inglês
 In order to effectively manage an organization, it is essential to incorporate stakeholders' perspectives and multiple, sometimes conflicting, objectives into decision-making processes, while handling environments that commonly include unstructured and ill-defined situations. This complex scenario hampers the identification of problem sources and the determination of necessary improvements. This doctoral research provides a structured approach for analysis in these complex scenarios to identify improvement opportunities and provide valuable insights for decision-making. This is achieved through a proposed framework that integrates Soft Systems Methodology (SSM) and customers' perceptions obtained through the implementation of Aspect-Based Sentiment Analysis (ABSA). Specialists attended a workshop to design a conceptual model using SSM, after which customer-generated data was extracted from social media for the ABSA implementation. Then, the implementation was presented in an illustrative case focused on organisations whose business models implement circular economy practices towards sustainability. The results demonstrated the framework potential of being applied in this innovative context, effectively organising relevant information for performance management and identifying improvement opportunities. Besides, this multimethodological approach broadens the scope of SSM usage by supporting recurrent management activities. Also, given the generic design of the framework, it may be applied in different contexts. The conceptual model might be employed for similar analysis within organisations that identify their process, objectives, and value proposition as similar to the ones modelled. Further developments should incorporate these structures in studies involving data from other organisations to further analyse their benefits as well as identify how they can be improved.
Título em português
Soft Systems Thinking e Aspect-Based Sentiment Analysis para apoiar a gestão de desempenho e a tomada de decisões
Palavras-chave em português
Aspect-Based Sentiment Analysis
Soft Systems Methodology
economia circular
gestão de desempenho
métodos de estruturação de problemas
Resumo em português
 Para gerir eficazmente uma organização, é essencial incorporar nos processos de tomada de decisão as perspectivas de seus stakeholders e múltiplos objetivos, por vezes conflitantes, ao mesmo tempo que se lida com ambientes que normalmente incluem situações não estruturadas e mal definidas. Este cenário complexo dificulta a identificação da origem de problemas e a determinação das melhorias necessárias. Essa pesquisa de doutorado fornece uma abordagem estruturada para análise desses cenários complexos para identificar oportunidades de melhoria e fornecer insights valiosos para a tomada de decisões. Isso é feito através da proposição de um framework que integra a Soft Systems Methodology (SSM) e percepções dos clientes obtidas através da implementação de Aspect-Based Sentiment Analysis (ABSA). Especialistas participaram de um workshop para construir um modelo conceitual usando SSM, após o que dados gerados pelos clientes foram extraídos de mídias sociais para a implementação do ABSA. Em seguida, essa abordagem foi apresentada em um caso ilustrativo focado em organizações cujos modelos de negócios implementam práticas de economia circular em direção à sustentabilidade. Os resultados demonstraram o potencial desse framework em aplicações nesse contexto inovador, organizando efetivamente informações relevantes para a gestão de desempenho e identificando oportunidades de melhoria. Além disso, esta abordagem multimetodológica amplia o domínio de utilização da SSM como o apoio a atividades de gestão recorrentes. Além disso, dada a concepção genérica do framework, este pode ser aplicado em diferentes contextos. O modelo conceitual pode ser empregado para análises semelhantes em organizações que identificam seus processos, objetivos e propostas de valor como semelhantes aos modelados. Futuros desenvolvimentos podem incorporar estas estruturas em estudos que envolvam dados de outras organizações para analisar melhor os seus benefícios, bem como identificar como podem ser melhoradas.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.