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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2022.tde-18112022-122508
Documento
Autor
Nombre completo
Natália Pereira dos Anjos Silva
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Almeida, Luis Fernando Magnanini de
Grande, Márcia Mazzeo
Título en portugués
Identificação de conteúdos para avaliação dos comportamentos de lideranças em equipes ágeis autogeridas
Palabras clave en portugués
Autogestão
Gerenciamento ágil de projetos
Instrumento de avaliação de comportamento
Liderança
Resumen en portugués
As pesquisas sobre autogestão em equipes ágeis indicam papéis, estilos e características de liderança necessárias para a autogestão, componente essencial para o funcionamento dos métodos ágeis. Uma das formas mais importantes de entender a liderança é por meio dos comportamentos, mas não há estudos sistematizando os comportamentos das lideranças em ambientes com equipes ágeis autogeridas. Quais são os comportamentos esperados em líderes dentro de equipes ágeis? São iguais aos que se espera em equipes ou organizações tradicionais? É possível e suficiente utilizar os instrumentos tradicionais de avaliação dos comportamentos de liderança? O propósito deste estudo é identificar novos conteúdos, candidatos a itens para um instrumento de avaliação de comportamentos de liderança em equipes ágeis, nos moldes do LBDQ 50. A pesquisa envolveu uma revisão bibliográfica sistemática que identificou 23 comportamentos de liderança em equipes ágeis. A lista foi comparada com os 50 itens do LBDQ 50, o que permitiu identificar 20 novos conteúdos que descrevem comportamentos candidatos a compor este futuro instrumento. Estes comportamentos foram validados por nove especialistas, resultando em sete conteúdos considerados claros, pertinentes e relevantes, que podem vir a ser novos itens para instrumentos de avaliação de liderança em equipes ágeis. O resultado indica a necessidade de adaptação dos instrumentos de medição de comportamento de liderança para o contexto de equipes ágeis. Portanto, propõe-se sete conteúdos que podem ser utilizados para iniciar este processo. A transformação dos novos conteúdos em itens validados é a próxima etapa para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação de lideranças em equipes ágeis.
Título en inglés
Identification of content to assess leadership behaviors in self-managed agile teams
Palabras clave en inglés
Agile project management
Behavior assessment instrument
Leadership
Self-management
Resumen en inglés
Research on self-management in agile teams indicates roles, styles and leadership characteristics necessary for self-management, an essential component for the functioning of agile methods. One of the most important ways to understand leadership is through behaviors, but there are no studies systematizing leadership behaviors in environments with self-managed agile teams. What are the expected behaviors in leaders within agile teams? Are they the same as what is expected in traditional teams or organizations? Is it possible and sufficient to use traditional instruments of assessment leadership behaviors? The purpose of this study is to identify new contents, candidate items for an instrument to assess leadership behaviors in agile teams, along the lines of the LBDQ 50. The research involved a systematic literature review that identified 23 leadership behaviors in agile teams. The list was compared with the 50 items of the LBDQ 50, which allowed the identification of 20 new contents that describe candidate behaviors to compose this future instrument. These behaviors were validated by nine experts, resulting in seven contents considered clear, pertinent and relevant, which may become new items for assessment tools of leadership in agile teams. The result indicates the need to adapt leadership behavior measurement instruments to the context of agile teams. Therefore, seven contents are proposed that can be used to start this process. The transformation of new contents into validated items is the next step for the development of an instrument for assessing leadership in agile teams.
 
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Fecha de Publicación
2022-11-18
 
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