• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-18092017-100953
Documento
Autor
Nombre completo
André Felipe Correa Cervi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2017
Director
Tribunal
Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro (Presidente)
Lima Júnior, Francisco Rodrigues
Martins, Roberto Antonio
Musetti, Marcel Andreotti
Osiro, Lauro
Título en portugués
Fazer ou comprar: proposta de uma estrutura para o processo decisório e aplicação de métodos de decisão multicritério
Palabras clave en portugués
Categorização
Fazer ou comprar
Fuzzy
Fuzzy 2-Tuple
Ordenação
Sobreclassificação
Tomada de decisão multicritério
Resumen en portugués
A escolha por fazer ou por comprar é um problema clássico enfrentado pelas empresas. Essa decisão diz respeito à opção de fazer internamente, optar por uma gestão hibrida (interna e externa ao mesmo tempo) ou terceirizar uma atividade. Por envolver diversos critérios, muitos responsáveis por ela utilizam métodos de decisão multicritério para que se obtenha melhores resultados. O objetivo deste trabalho consiste em desenvolver uma estrutura para a tomada de decisão de fazer ou comprar e utilizar métodos de decisão multicritério para conferir maior confiabilidade à essa decisão. Para isso, os objetivos específicos são: (1) realizar uma pesquisa bibliográfica sobre o tema (decisão de fazer ou comprar auxiliada por métodos de decisão multicritério), (2) propor um processo estruturado de decisão para o problema de fazer ou comprar, (3) propor métodos adequados aos propósitos de categorização ou ordenação nas diferentes etapas do processo, incluindo métodos que contemplem a possibilidade de decisão em grupo e (4) realizar um estudo comparativo de métodos de decisão multicritério para a decisão sobre Fazer ou Comprar. Os objetivos desse trabalho foram plenamente alcançados trazendo contribuições como: uma revisão bibliográfica sistemática sobre métodos de decisão multicritério para o problema de fazer ou comprar; uma estrutura de decisão para dar suporte à decisão de fazer ou comprar; a aplicação de métodos ainda não utilizados para o problema de fazer ou comprar; aplicação de métodos que suportem a problemática da decisão em grupo e; a comparação entre dois métodos para o propósito de categorização e duas para o propósito de ordenação.
Título en inglés
Make or buy: proposal of a framework and application of multicriteria decision methods
Palabras clave en inglés
Categorization
Fuzzy
Fuzzy 2-Tuple
Make or buy
Multi-criteria decision making
Ordering
Outranking
Resumen en inglés
The make or buy decision is a classical decision problem in operations management and it is difficult to make because of its very nature (multiple criteria). To better contend with these challenges, many decision makers choose Multi-Criteria Decision Making (MCDM) techniques to support their decisions. The aim of this work is to develop a methodology to support the make or buy decision and the use of the multi-criteria decision methods in this context. The specific objectives are: (1) to conduct a literature research about multi-criteria decision making techniques to support the make or buy decision; (2) to propose a structured decision framework to the make or buy problem; (3) to propose appropriate methods for categorization or ordering at different stages of the process, including methods that support group decisions and; (4) to perform a comparative study of multi-criteria decision-making methods for the make or buy problem. The objectives of this work were fully achieved by bringing contributions such as: a systematic literature review on multi-criteria decision-making methods for the make or buy problem; A decision framework to support the make or buy decision; The application of methods that were not found in the systematic literature review for the problem of make or buy problem; Application of methods that support the group decision problem and; The comparison between two techniques for categorization purposes and two for ordering purposes.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-09-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.