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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2021.tde-16112021-121105
Documento
Autor
Nome completo
Isotilia Costa Melo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento (Presidente)
Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da
Eulalia, Luis Antonio de Santa
Júnior, Orlando Fontes Lima
Lima, Fabiano Guasti
Título em português
E-Commerce: eficiência comparada de grandes varejistas no Brasil e no Canadá
Palavras-chave em português
Business-to-consumer (B2C)
E-commerce
Análise Envoltória de Dados (DEA)
Mercados em desenvolvimento
Teoria do Controle Ótimo (OCT)
Resumo em português
O e-commerce varejista (B2C – business-to-customer) cresce mais em mercados em desenvolvimento do que em desenvolvidos, porém, a maioria dos estudos na área foram destinados aos mercados desenvolvidos. O presente trabalho teve por objetivo comparar a eficiência relativa de empresas de capital aberto que atuam no varejo de produtos físicos online em um mercado desenvolvido (Canadá) e um em desenvolvimento (Brasil), separadamente, e discutir as práticas de cada mercado. Para isso, foi proposta uma abordagem instrumental nova, a partir de um modelo integrado de Análise Envoltória de Dados (DEA) e Teoria do Controle Ótimo (OCT) para medir a eficiência de custos totais de estoque, que foi, a partir da teoria de gestão lean, integrado o conceito de eficiência de capacidade (i.e, gestão dos ativos físicos). Além disso, o modelo também incorporou diretamente a inflação e, indiretamente, a margem bruta. O modelo foi aplicado a dados públicos de dois conjuntos de empresas classificadas como Varejo (Var) ou Vestuário e Bens de Consumo não Duráveis (VBCnD) – um composto por 12 empresas canadenses (CA) e outro por 17 brasileiras (BR) –, durante o período de 2016 a 2019. Depois, foi feita uma análise qualitativa do B2C das empresas. Os resultados mostraram que, em ambos os países, as empresas Var foram mais eficientes do que as VBCnD. Há indícios de que as empresas BR estavam em uma fase mais avançada da transição digital. No Brasil, as empresas Var priorizaram vendas por app (aplicativo) e marketplace (próprio ou de terceiros) e as empresas VBCnD, por app e loja virtuais. Já no Canadá, as empresas Var priorizaram lojas virtuais e app, enquanto as VBCnD, marketplace (de terceiros) e app. Não foi observada nenhuma empresa CA que controlasse um marketplace, prática comum no Var BR. No Brasil, houve a estratégia em que duas empresas atuavam em paralelo, uma especializada em B2C e outra em varejo físico, mas elas não se mostraram mais eficientes. Os resultados apontaram as empresas BR Magazine Luiza, Arezzo, Estrela e Via Varejo como benchmarks do mercado, portanto, suas melhores práticas devem ser estudadas.
Título em inglês
E-Commerce: compared efficiency of major retailers in Brazil and Canada
Palavras-chave em inglês
Business-to-consumer (B2C)
Data Envelopment Analysis (DEA)
Developing markets
E-commerce
Optimal Control Theory (OCT)
Resumo em inglês
Retail e-commerce (B2C - business-to-customer) grows more in developing markets than in developed ones, however, most studies in the area were aimed at developed markets. This thesis aimed to compare the relative efficiency of publicly traded companies that operate in the retail of physical products online in a developed market (Canada) and another in development (Brazil), separately, and to discuss the practices of each market. To this end, a new instrumental approach was proposed, based on an integrated model of Data Envelopment Analysis (DEA) and Optimal Control Theory (OCT) to measure the efficiency of total inventory costs, based on the theory of lean management, integrating the concept of capacity efficiency (i.e., management of physical assets). Also, the model directly incorporated inflation and, indirectly, the gross margin. The model was applied to public data from two sets of companies classified as Retail (Var) or Non-Durable Clothing and Consumer Goods (VBCnD) - one composed of 12 Canadian companies (CA) and another by 17 Brazilian companies (BR) -, during the period from 2016 to 2019. Then, a qualitative analysis of the B2C of the companies was made. The results showed that, in both countries, Var companies were more efficient than VBCnD. There are indications that BR companies were at a more advanced stage of the digital transition. In Brazil, Var companies prioritized sales by app and marketplace (own or third parties) and VBCnD companies, by app and virtual store. In Canada, Var companies have prioritized virtual stores and apps, while VBCnD, marketplaces (third parties), and apps. Although it is a common practice for BR Var companies, no observed CA company controls a marketplace. In Brazil, there was a strategy in which two companies operated in parallel, one specialized in B2C and the other in physical retail, though they were not more efficient than the market. The results pointed to BR companies Magazine Luiza, Arezzo, Estrela, and Via Varejo as market benchmarks, so their best practices should be studied.
 
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Data de Publicação
2021-11-26
 
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