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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-15072021-103009
Documento
Autor
Nombre completo
Cristina Targas Gurian
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2021
Director
Tribunal
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Oliveira, Maicon Gouvêa de
Pieroni, Marina de Pádua Pinheiro
Título en portugués
Casos paradigmáticos de PSS no setor de bens de capital – referências para complementar o uso de arquétipos e padrões para inovação em modelos de negócios
Palabras clave en portugués
Design de modelos de negócio
Estudo de caso
Inovação
Setor de bens de capital
Sistemas produto-serviço
Resumen en portugués
A chave para o sucesso competitivo dos negócios está no seu potencial de inovação, que recontextualiza os modelos de negócio para novas lógicas e percepções de valor. Nesse contexto, muitas empresas de manufatura transformam sua oferta tradicional de venda de produtos em ofertas integradas de produtos e serviços, num processo de servitização que resulta no sistema produto-serviço (PSS). Esses modelos de negócio têm sido tema recorrente nas pesquisas acadêmicas como alternativas viáveis para inovação e com benefícios claros e comprovados empiricamente. O PSS também está diretamente ligado à sustentabilidade, pois considera-se que seja um meio com grande potencial para estratégias sustentáveis. O setor de bens de capital segue essa tendência de transformação, aumentando seu interesse pela oferta de serviços associados aos produtos, mas ainda encontrando dificuldades na exploração bem-sucedida dos seus benefícios. A literatura ainda não traz abordagens amplas para guiar a transição dessas empresas para modelos orientados a serviços. No entanto, algumas ferramentas estão disponíveis, que podem auxiliar o processo de inovação nos modelos de negócio, como os frameworks de representação, os arquétipos e os padrões de modelos de negócio. Essas ferramentas apresentam níveis diferentes de detalhamento, são desenvolvidas são representadas com rigor metodológico variável, muitas vezes se sobrepõem e não possuem uma estrutura definida, o que limita sua aplicabilidade na pesquisa e na prática. Além disso, não garantem o nível de detalhes e o entendimento sistemático necessários para o design de novos modelos de negócio. Sendo que a inovação é entendimento, tradução, recombinação e transferência de padrões de sucesso de um setor para outro, uma abordagem menos genérica, contextualizada, mais detalhada e para aplicação setorizada pode reduzir a complexidade e a incerteza no design de novos modelos de negócio, aumentando a efetividade e o número de ideias viáveis e a aceitação das ferramentas pelas empresas. Assim, esse trabalho propõe o desenvolvimento de casos paradigmáticos como um material de apoio complementar para arquétipos e padrões de modelos de negócio, apoiando o design de um PSS na jornada de servitização de empresas de bens de capital. A metodologia da pesquisa é baseada nas proposições da design science research por meio dos métodos de revisão da literatura, análise de conteúdo, painel de especialistas, estudo de caso e triangulação e grupos focais. Os estudos de caso foram realizados com empresas consideradas paradigmáticas no setor de bens de capital e seus modelos de negócio foram mapeados detalhadamente, culminando no desenvolvimento de casos paradigmáticos de PSS no setor de bens de capital. Os casos são representados por um framework de modelo de negócio e por cartões descritivos das opções de design de todos os seus componentes-chave. Os casos paradigmáticos foram avaliados com especialistas visando verificar seus critérios de utilidade, usabilidade, consistência e coerência, simplicidade e clareza e objetividade para aplicação no contexto das atividades de uma metodologia de servitização.
Título en inglés
Paradigmatic cases of PSS in the capital good sector – references to complement the use of archetypes and patterns in business model innovation
Palabras clave en inglés
Business model design
Capital goods sector
Case study
Innovation
Product-Service System
Resumen en inglés
The product-service systems (PSSs) are a strong alternative for business model innovation with clear benefits and empirical evidence of application, also connected with sustainability as they are considered to have a big potential for sustainable and circular strategies. The capital goods sector follows this tendency of change, increasing its interest in the offer of services associated with products but still finds obstacles with the exploitation of its benefits. The literature is still scarce in broader approaches to guide the transition of these companies to service-oriented models. However, there are some tools available to help the business model innovation process in companies, such as archetypes and business model patterns. These tools have different levels of abstraction and are developed with low methodological rigor, without a specific structure defined and without the necessary level of details to a systematic understanding, which limits the research and practical application. Considering that innovation is the recombining and transfer of successful patterns from one industry to another, what can reduce the complexity and the uncertainty for business model design is a, contextualized, more detailed approach in a sectorial application, aiming to increase the effectivity and viable ideas in the company's acceptance of the tools. This research proposes paradigmatic cases of PSS in the capital goods sector to complement archetypes and business model patterns, supporting the PSS design in servitization journeys of capital goods companies. The research was developed through systematic literature reviews, content analysis, case study, triangulation and focus group. The case studies were carried out with three companies considered paradigmatic in the capital goods sector and their business models were mapped in detail, resulting in the development of three paradigmatic cases. The paradigmatic cases are represented with a framework of the business model and descriptive design option cards for each business model building block. The cards and the representation of the paradigmatic cases were evaluated in focus groups with specialists aiming to verify the criteria of utility, usability, consistency and coherence, simplicity and objectivity.
 
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Fecha de Publicación
2021-08-03
 
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