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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-14092017-103136
Documento
Autor
Nombre completo
Rogerio Nakamura
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2017
Director
Tribunal
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Amaral, Creusa Sayuri Tahara
Borsato, Milton
Título en portugués
Alinhamento do modelo de referência do processo de desenvolvimento de produtos entre cliente (montadora) e fornecedor de primeiro nível no segmento automotivo
Palabras clave en portugués
Automotivo
Colaborativo
Modelo de referência
Processo de desenvolvimento de produto
Resumen en portugués
Cada organização que atua no segmento automotivo possui seu modelo de referência de processo de desenvolvimento de produto, podendo ajustá-lo conforme a complexidade do projeto (incremental, nova geração, nova plataforma, desenvolvimento radical). Os fornecedores de primeiro nível usam processos adaptados para lidar com qualquer cliente (montadora). Mesmo se forem parceiros estratégicos ou preferenciais, eles usam seus próprios modelos de referência com alguns pontos de integração com o modelo do cliente. Normalmente, os fornecedores precisam avaliar e ajustar seus modelos, eliminando, comprimindo, colocando em paralelo as atividades conforme a demanda de cada projeto específico (por exemplo, time-to-market reduzido, mudanças tardias, introdução de novas tecnologias, etc.) e algumas vezes, a montadora envolve o fornecedor muito tarde no seu processo de desenvolvimento. Consequentemente, os fornecedores precisam eliminar atividades de testes ou acelerar outras atividades para atender os prazos do projeto sob o controle de uma gestão de riscos compartilhados. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de processo de desenvolvimento alinhado para qualquer tipo de projeto colaborativo, assim o fornecedor automotivo teria uma coleção de modelos de processo para qualquer tipo de relacionamento com uma montadora especifica. Uma vez que, não somente o tipo de projeto, mas também o tipo de relacionamento cliente - fornecedor poderia definir o processo de desenvolvimento a ser seguido pelos parceiros. Este conceito foi testado num ambiente real, utilizando a metodologia da pesquisa-ação para contribuir na ampliação do conceito teórico-prático do processo colaborativo. Os resultados confirmaram a redução dos esforços de desenvolvimento medidos em horas de engenharia, assim como os custos de desenvolvimento como previstos no ambiente colaborativo montadora – fornecedor. A limitação deste trabalho é que representa somente um único caso alinhado entre uma montadora e um fornecedor de primeiro nível para um determinado tipo de projeto.
Título en inglés
Alignment of the product development process reference models between customer (OEM) and tier one supplier on the automotive area
Palabras clave en inglés
Automotive
Collaborative
Product development process
Reference model
Resumen en inglés
Normally, each player in the automotive value chain has its own design process model with the possibility to adapt it depending on the project type (incremental, new generation, new platform, breakthrough development). The first tier suppliers use adapted process for dealing with any customer (carmakers). Even if they are co-developer or strategic partner, they follow different process models with some integration points. The suppliers need to evaluate the process by eliminating, adjusting (crashing) or fast-tracking steps according each demand of specific project (For instance: short time-to-market, late changes, introduction of new technology, etc.) and sometimes car maker involve supplier too late in the whole design process. Consequently, the suppliers have to surrogate some validation activities and accelerate other in order to keep the time left to launch the system under their responsibility with a collaborative risk management process. The goal of this research is to propose an integrated design process model for any collaborative design, so that an automotive supplier would have a collection of process models for any type of relationship with a specific automaker. Hence, not only the project type but also the type of customer-supplier relationship would define the design process that has to be followed by collaborative partners. This concept was tested in a real environment, using the action-research methodology. The results confirmed the reduction of the design development effort measured in engineering hours, as well as development costs. The limitation of this research is based on a single relationship and unique project typology.
 
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Fecha de Publicación
2017-09-27
 
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