• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2023.tde-08022024-093308
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Ng
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento (Presidente)
Mantovani, Daielly Melina Nassif
Santana, Naja Brandao
Título em português
Eficiência e resiliência no ensino superior: um estudo para o departamento de engenharia de produção da EESC/USP
Palavras-chave em português
Covid-19
DEA
ensino superior
resiliência
Resumo em português
O presente estudo considerou as medidas governamentais durante a pandemia de COVID- 19, como o isolamento social nas instituições de ensino do Brasil, e as decorrentes variações de desempenho, com foco no Departamento de Engenharia de Produção da EESC/USP (SEP), no período de 2015 a 2021. O objetivo central foi avaliar a evolução da eficiência do SEP nesse período e comparar os níveis de resiliência entre professores e alunos. Para atingir esses objetivos, utilizou-se a metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para analisar a eficiência, que revelou a ausência de oscilações significativas ao longo do período estudado. Além disso, aplicou-se a escala de resiliência Wagnild e Young, que demonstrou confiabilidade com um coeficiente alfa de Cronbach de 0,84. Este coeficiente permitiu considerar como adequada a aplicabilidade do métodoproposto. A análise de eficiência do SEP indicou que não houve déficit no período pandêmico e a aplicação da escala de resiliência permitiu a identificação de em quais dimensões os dois grupos estudados, alunos e professores, se equiparam nas habilidades de resiliência.
Título em inglês
Efficiency and resilience in higher education: a study for the production engineering department of EESC/USP
Palavras-chave em inglês
Covid-19
DEA
higher education
resilience
Resumo em inglês
The present study considered government measures during the COVID-19 pandemic, such as social isolation in educational institutions in Brazil, and the resulting variations in performance, focusing on the Department of Production Engineering at EESC/USP (SEP), in period from 2015 to 2021. The central objective was to evaluate the evolution of the SEP's efficiency during this period and compare the levels of resilience between teachers and students. To achieve these objectives, the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology was used to analyze efficiency, which revealed the absence of significant fluctuations throughout the studied period. Furthermore, the Wagnild and Young resilience scale was applied, which demonstrated reliability with a Cronbach's alpha coefficient of 0.84. This coefficient allowed us to consider the applicability of the proposed method as adequate. The SEP efficiency analysis indicated that there was no deficit during the pandemic period and the application of the resilience scale allowed theidentification of in which dimensions the two groups studied, students and teachers, wereequivalent in resilience skills.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-02-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.