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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-07122021-163222
Document
Author
Full name
Felix Amancio de Sousa Junior
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2020
Supervisor
Committee
Musetti, Marcel Andreotti (President)
Negrini, Bento Vidal de Moura
Silva, Ethel Cristina Chiari da
Title in Portuguese
Proposição de um framework para criação de células de trabalho em compras hospitalares: estudo de caso único em um hospital público
Keywords in Portuguese
Lean Office
Células de trabalho em serviço
Compras hospitalares
Estudo de caso único
Hospital público
Abstract in Portuguese
Em decorrência de uma maior exigência por serviços de qualidade no ambiente da saúde, os gestores passaram a adotar técnicas e ferramentas Lean, originalmente aplicadas na área industrial e adaptadas para o ambiente administrativo, o chamando Lean Office, de modo a reduzir desperdícios e melhorar a qualidade dos processos de serviço, atrelado a maior satisfação do usuário e da gestão da instituição. Com o foco específico no processo de compras hospitalares encontram-se oportunidade de melhorias, visando a competitividade e a sobrevivência da organização. Melhorias nesse processo chave podem trazer vantagens substanciais, especialmente em órgãos públicos, que trabalham com restrições orçamentárias e uma estrutura operacional, ainda muito funcional, ocasionando processos segmentados e morosos. Dentre as técnicas Lean para melhorar processos de escritório a utilização de células de trabalho pode ser uma aliada, com o propósito de aproximar os colaboradores, melhorar a comunicação, reduzir o excesso de transporte e criar equipes multifuncionais, consequentemente, reduzir o lead time das operações e alavancar a qualidade dos serviços. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo propor a estruturação de um framework para a implantação de células de trabalho em ambientes de compras. Para atingir tal objetivo, a metodologia adotada baseia-se em revisões exploratória e sistemática da literatura, com o propósito de trazer conceitos, aplicações, indicadores e estruturas utilizadas para implantar células de trabalho em serviço. Também utilizou-se, na parte prática, um estudo de caso exploratório-descritivo para analisar um ambiente que apresenta células de trabalho com maturidade consolidada e investigar o processo de implantação e operação até o atual estágio. Com o resultado das contribuições teóricas e práticas, o framework foi estruturado em 4 fases para desenvolver células de trabalho em compras. Inicialmente, a fase de projeto analisa os elementos fundamentais e o fluxo das operações realizadas, em seguida, o projeto é colocado a prova na fase de piloto, para depois ser executado na próxima fase, por fim, o framework sugere o constante acompanhamento dos indicadores e que sejam analisados com o objetivo de realizar melhorias incrementais na célula de trabalho. Espera-se que a estrutura desenvolvida possa ajudar os gestores de compras na aplicação de células de trabalho no setor, atrelada a outras ferramentas do Lean Office, proporcionar a redução de lead time das operações, melhorar a comunicação e resolução de problemas. Ademais, sugere-se como principal oportunidade de pesquisa, a utilização do modelo em novos ambientes de compras, com a possibilidade melhorar e validar o framework proposto.
Title in English
Proposition of a framework for creating work cells in hospital purchases: a single case study in a public hospital
Keywords in English
Hospital purchases
In-service work cells
Lean Office
Public hospital
Single case study
Abstract in English
As a result of the increased demand for high-quality services in the healthcare environment, the managers began to adopt Lean tools and techniques that were originally applied in the industrial field, and are now adopted to the service environment, call it Lean Office, to reduce waste, improve the quality of service processes, and customer satisfaction. With the specific focus on the process of hospital purchases, are found opportunities for improvement, aiming at the competitiveness and survival of the organization, as well as improvements in this key process can bring substantial advantages, especially in public offices, that work with budget restrictions and an operational structure, still very functional, causing segmented and time-consuming processes. Among the Lean techniques for improving office processes, the use of work cells can be an ally, with the purpose to have your employees closer, improve communication, reduce excessive transportation and create cross-functional teams, consequently, reduce operations lead time and leverage the quality of services. Based on this, the present study aims to propose a framework for the implementation of work cells in purchasing environment. To achieve this objective, the methodology adopted is based on exploratory and systematic literature reviews, to bring concepts, applications, indicators, and structures used to deploy work cells in service. In the practical part, an exploratory-descriptive case study was also used to analyze an environment that has work cells with consolidated maturity and to investigate the process of implantation and operation up to the current stage. With the result of the contributions, both theoretical and practice, the framework was structured in 4 phases to develop work cells in purchases. Initially, the project phase analyzes the key elements and the flow of operations performed, then the project is put to the test in the pilot phase, and then be executed in the next phase, finally, the framework suggests the constant monitoring of indicators and that they are analyzed with the objective of achieving incremental improvements in the work cell. It is hoped that the developed structure can assist purchasing managers in the application of work cells in the sector, coupled with other Lean Office tools, provide reduce operations lead time, improve communication, and problem-solver. In addition, it is suggested as the main research opportunity, the use of the model in a new purchase environment, with the possibility to improve and validate the proposed framework.
 
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Publishing Date
2021-12-08
 
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