• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-06122021-155946
Documento
Autor
Nome completo
Érica Gonçalves Rezende
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Rozenfeld, Henrique (Presidente)
Barquet, Ana Paula Bezerra
Mendes, Glauco Henrique de Sousa
Título em português
Práticas de desenvolvimento e implementação dos sistemas produto-serviço
Palavras-chave em português
modelos de negócios
práticas
sistemas produto-serviço
Resumo em português
As condições dinâmicas do mercado evidenciam a necessidade das empresas de diferenciar sua oferta para preservar ou conquistar mais clientes. Uma maneira de fazer isso é oferecer um sistema produto-serviço (PSS do inglês product-service system), o qual tem potencial para aumentar a lealdade dos clientes e é definido como uma oferta integrada de produtos e serviços. Essa oferta integrada está inserida na servitização, definida como o processo de transformação de uma empresa tradicional de manufatura para uma provedora de PSS. Destaca-se que a servitização envolve variáveis complexas, dificultando tanto sua implementação quanto a do PSS. Ambos envolvem a inovação de modelo de negócio para seu desenvolvimento, podendo envolver a criação de um novo modelo ou à reconfiguração do modelo atual. Esses modelos são materializados nas práticas organizacionais, as quais oferecem a possibilidade de compreender melhor o processo de servitização (PALO; ÅKESSON; LÖFBERG, 2018, p. 2). Inseridos nesse contexto estão diversos trabalhos sobre PSS, alguns deles contém práticas, as quais não são estruturadas de acordo com o modelo de negócio. A maioria dos trabalhos não traz estas práticas de maneira explícita nem dá informações sobre o contexto em que a prática ocorreu (ex.: o tipo de indústria). Portanto, o objetivo deste trabalho foi compilar e estruturar as práticas de desenvolvimento e implantação de um PSS levantadas a partir da descrição de casos de PSS encontrados na literatura. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura para identificar estudos de caso de PSS, as práticas foram extraídas pelo método da análise de conteúdo categorial, inserindo as categorias relacionadas aos componentes do modelo de negócio, o método foi refinado por entrevistas com especialista. Após isso as práticas foram padronizadas no formato do framework FrameNet, com a inserção de informações adicionais e condições (quando existirem), para possibilitar a captação da riqueza dos segmentos codificados. Elas foram verificadas por especialistas em entrevistas individuais e classificadas de acordo com os critérios definidos na literatura para cada caso - tipologias de Tukker (2014) e Gaiardelli (2014), tamanho da empresa, tipo de indústria e relacionamento do negócio - e corroboradas ou não pelas práticas presentes na literatura. As práticas foram extraídas de 16 artigos, que resultaram em 27 casos. No apêndice E encontra-se um manual de como utilizar as práticas do Apêndice D. Deve-se utilizar as categorias e critérios de classificação das práticas para desenvolver um novo modelo de negócio ou promover inovações incrementais, bem como auxiliar a teoria a compreender as práticas que ocorrem para determinadas características do PSS. Com isso, espera-se contribuir com a teoria, ao compilar e estruturar as práticas que tem a possibilidade de serem usadas como referência no desenvolvimento e implantação de um PSS e fornecer um material de apoio para os profissionais consultarem.
Título em inglês
Practices of product service system's development and implementation
Palavras-chave em inglês
business models
practices
product service systems
Resumo em inglês
The dynamic conditions of the market evidence the need for enterprises to differentiate their offers and maintain or gain more customers. One way to do this is to offer a product-service system (PSS), which has the potential to increase customer loyalty and is defined as an integrated offering of products and services. This integrated offer is embedded in servitization, which is the process of transformation from a traditional manufacturing company to a PSS provider. It is noteworthy that servitization involves complex variables, which hinders both its implementation and that of PSS. Both involve business model innovation for its development, which may involve creating a new model or reconfiguring the current model. These models are materialized in organizational practices, which offer the possibility to better understand the process of servitization (PALO; ÅKESSON; LÖFBERG, 2018, p. 2). Within this context are several works on PSS, some of which contain practices, which are not structured according to the business model. Most of the literature in the area neither brings the practices explicitly nor exhibits information about the context where the practice occurred (eg.: the industry type). Therefore, the proposed objective of this work was to compile and structure the practices of development and implantation of a PSS gathered from the description of PSS cases found in the literature. A systematic literature review was performed to identify case studies of PSS, the practices were extracted by the content analysis method, inserted into the categories related to the business model components, the method was refined by interviews with specialists. After that, the practices were standardized in the FrameNet framework, with additional information and conditions (when existing) to enable the gathering of the richness of codified segments. These practices were verified by specialists in individual interviews and classified according to the criteria defined in literature for each case - typologies Tukker (2014) and Gaiardelli (2014), company size, industry type, and the relationship of the business – and corroborated by the practices found in the literature. The practices were extracted from 16 articles, which resulted in 27 cases, the connection between them is in Appendix B. In Appendix E there is a manual of how to use the practices in Appendix D. The user must apply the practices' classification of categories and criteria to develop a new business model or promote incremental innovations, as well as to assist theory to comprehend the practices which occur in certain PSS characteristics. With this, it is expected to contribute to the theory by compiling and structuring the practices, which is possible to use as a reference in the development and implantation of a PSS and provide support material available for consultation by practitioners.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.