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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2022.tde-01092022-085345
Documento
Autor
Nombre completo
Giovana Monteiro Gomes
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2022
Director
Tribunal
Ometto, Aldo Roberto (Presidente)
Bouzon, Marina
Alfinito, Solange
Delai, Ivete
Espôsto, Kleber Francisco
Título en inglés
A roadmap structure to integrate consumer behaviour for circular economy in apparel retail companies
Palabras clave en inglés
apparel industry
behaviour
circular business model
circular economy
communication and marketing
consumer
engagement
mindset
Resumen en inglés
The textile industry influences traditions and lifestyles, having a crucial role in socio-cultural, political and economic dimensions. However, the textile industry is also responsible for extensive social and environmental impacts. The Circular Economy, as a disruptive economic model, presents solutions that prevent such impacts and intend to generate positive influences on society and the natural environment. Therefore, Circular Fashion, a new textile economy, encompasses stakeholders throughout the value chain, with a particular interest in the engagement of apparel consumers. This research aims to contribute to the promotion of the engagement of apparel consumers in circular consumption systems. To achieve that, a combination of methodological approaches was employed, including a systematic literature review on consumer behaviour and circular economy, a survey among Brazilian and Dutch apparel consumers, interviews with Brazilian apparel companies, and roadmap structure development. The results were presented in article format, gathering five papers. The first paper comprises the mapping of the Brazilian apparel value chain from a multi-level perspective, as well as its opportunities and challenges for the transition to a circular economy. The second, is the validation of the environmental psychology application in the circular economy field. The third, is the identification of consumers' circular mindsets, behaviours, influencing factors and their role in circular consumption systems. The fourth, is the support that values, beliefs, and norms can predict consumer behaviour towards circular apparel, both in Brazil and in the Netherlands. At last, integrating the previous results, a roadmap structure was developed (fifth paper), gathering consumer behaviour, circular business model design, and communication and marketing strategies to guide apparel companies in engaging their consumers. This research, therefore, contributes to the field of consumer behaviour in the circular economy context and promotes consumer engagement in apparel circular consumption systems, assisting apparel brands to implement the circular economy's business models and principles.
Título en portugués
Uma estrutura de roadmap para integrar o comportamento do consumidor para a economia circular em empresas de varejo de vestuário
Palabras clave en portugués
mindset
comportamento
comunicação e marketing
consumidor
economia circular
engajamento
indústria de vestuário
modelo de negócio circular
Resumen en portugués
A indústria têxtil influencia tradições e estilos de vida, tendo um papel crucial nas dimensões sociocultural, política e econômica. No entanto, a indústria têxtil também é responsável por amplos impactos sociais e ambientais. A Economia Circular, como modelo econômico disruptivo, apresenta soluções que previnem tais impactos e pretendem gerar influências positivas para a sociedade e o meio ambiente. Senso assim, a Moda Circular, uma nova economia têxtil, engloba stakeholders em toda a cadeia de valor, com especial interesse no engajamento dos consumidores de vestuário. Esta pesquisa visa contribuir para a promoção do engajamento dos consumidores de vestuário em sistemas de consumo circular. Para isso, uma combinação de abordagens metodológicas foi empregada, incluindo uma revisão bibliográfica sistemática sobre comportamento do consumidor e economia circular, uma survey entre consumidores de vestuário brasileiros e holandeses, entrevistas com empresas brasileiras de vestuário e desenvolvimento de uma estrutura de roadmap. Os resultados foram apresentados em formato de artigo, reunindo cinco artigos. O primeiro artigo compreende o mapeamento da cadeia de valor de vestuário brasileiro em uma perspectiva multinível, bem como suas oportunidades e desafios para a transição para uma economia circular. O segundo, apresenta a validação da aplicação da psicologia ambiental no campo da economia circular. O terceiro, a identificação dos mindsets e comportamentos circulares dos consumidores, fatores de influência e o seus papeis nos sistemas de consumo circular. O quarto, confirma que valores, crenças e normas podem prever o comportamento do consumidor em relação ao vestuário circular, tanto no Brasil quanto na Holanda. Por fim, integrando os resultados anteriores, no quinto artigo foi desenvolvida uma estrutura de roadmap, reunindo comportamento do consumidor, design de modelos de negócio circulares e estratégias de comunicação e marketing para orientar as empresas de vestuário engajando seus consumidores. Esta pesquisa, portanto, contribui para o campo do comportamento do consumidor no contexto da economia circular e promove o engajamento do consumidor em sistemas de consumo circular de vestuário, auxiliando as marcas de vestuário a implementar os modelos de negócios e princípios da economia circular.
 
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Fecha de Publicación
2023-12-21
 
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