• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2019.tde-24102022-165546
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Schiavon Inocencio de Sousa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Altafim, Ruy Alberto Corrêa (Presidente)
Amorim, Mardson Freitas de
Flauzino, Rogério Andrade
Piantini, Alexandre
Thomazini, Daniel
Título em português
Sensor de picos de correntes impulsivas com tecnologia dos eletretos
Palavras-chave em português
Aquisição de sinais
Bobina de Rogowski
Corrente impulsiva
Eletretos
Estruturas elevadas
Pico de corrente
Transdutor de corrente
Resumo em português
Este trabalho descreve um novo sistema para a medição de correntes provenientes de descargas atmosféricas que atingem estruturas elevadas. O sistema compreende: um conjunto de aquisição de sinais baseado na bobina de Rogowski, que transforma o sinal de corrente da descarga atmosférica em uma tensão; um cabo coaxial que transmite o sinal de tensão gerado pela bobina para a base da torre e um sistema baseado na tecnologia dos eletretos (STE). O STE consiste em um gerador de alta tensão DC, que pelo princípio da superposição, carrega o sensor de eletreto junto a tensão impulsiva proveniente da bobina. O STE também possui um circuito que divide a tensão da bobina a fim de promover um carregamento seletivo das diversas regiões do eletreto. Através da aferição das regiões carregadas, é possível correlacionar o nível de tensão gerado pela bobina com o valor de corrente que atingiu o captor de raios. O STE, por utilizar componentes robustos e passivos, além de um processo de preparação do eletreto a frio, mostra-se apropriado tanto para instalação em campo, quanto para instalação em diversos pontos de medição. As características do dispositivo permitem uma medição dos principais parâmetros de descargas atmosféricas em uma ampla faixa de correntes e frequências, permitindo medições de amplitude de corrente da ordem de 100 kA.
Título em inglês
Peak impulse current sensor with electret technology
Palavras-chave em inglês
Current transducer
Electrets
Impulsive current
Peak current
Rogowski coil
Signal acquisition
Tall structures
Resumo em inglês
The present describes a new system for measuring currents deriving from atmospheric discharges on tall structures. The system comprises a signal acquisition transducer based on the Rogowski coil, which converts the current signal from lightning into a voltage signal. A coaxial cable transmits the signal generated by the coil down to the tower base, which is measured by an electret-based system. The acquisition system comprises a high voltage DC generator, which charges the electret sensor by superimposing the high voltage to the impulsive signal from the coil. The internal circuitry divides the voltage from the coil in order to charge only selected areas of the electret. By the assessment of the different charged regions, it is possible to correlate the measured voltage from the coil to the impulse current from the striking lightning. Due to its robustness, lowcost characteristics and cold preparation process of the electret sample, the system is suitabe for installation in the field and in several distinct measuring points. Its characteristics allow the measurement of the main parameters of atmospheric discharges, with current amplitudes up to 100 kA.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.