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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2023.tde-04052023-090823
Document
Auteur
Nom complet
Marcelo Oliveira Godinho
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2023
Directeur
Jury
Machado, Ricardo Quadros (Président)
Almeida, Adriano Batista de
Fernandes, Rodolfo Castanho
Titre en portugais
Gerenciamento e controle de uma microrrede CC: uma proposta de compartilhamento de energia entre carregador de veículos elétricos e rede de distribuição
Mots-clés en portugais
compartilhamento de carga
conversores de potência
curvas sigmoides
Eletrônica de Potência
gerenciamento de microrredes CC
Resumé en portugais
Neste trabalho é proposta uma estratégia SoC-adaptativa para o gerenciamento e compartilhamento de potência para microrredes CC, capaz de integrar veículos elétricos (VEs), fontes de energia alternativa e a rede de distribuição de forma bidirecional, constituindo um hub para serviços de geração com energias renováveis, Grid-to-Vehicle (G2V) e Vehicle-to-Grid (V2G). A estratégia de gerenciamento proposta combina o uso de funções sigmóides e controladores PI, habilitando a inclusão de fatores importantes como o estado de carga (SoC), limites de corrente pertinentes e o compartilhamento de carga por parte dos conversores de potência utilizados. A análise de estabilidade da estrutura de controle é realizada através do software Simulink®. A estratégia é então simulada através do software PSIM® e finalmente experimentada usando a plataforma Typhoon® HIL602+ para demonstrar seu comportamento e validar sua efetividade através de simulação em tempo real.
Titre en anglais
Management and control of a DC microgrid: an energy sharing proposal between electric vehicle charger and distribution grid
Mots-clés en anglais
DC microgrid management
load sharing
power converters
Power Electronics
sigmoidal curves
Resumé en anglais
This thesis proposes a SoC-adaptive management and power sharing strategy between DC microgrids, electric vehicle chargers and distribution grid, providing bidirectional energy flow, functioning as a service hub of renewable energy generation, Grid-to-Vehicle (G2V) and Vehicle-to-Grid (V2G). The proposed strategy merges sigmoidal functions and PI controllers allowing the inclusion of relevant factors as battery state of charge (SoC), current limits and load sharing between power converters. The stability analysis of the control structure is performed using Simulink® software package. The strategy is simulated through PSIM® software package and further tested using Typhoon® HIL602+ test-bench to demonstrate its behavior and to validate its effectiveness.
 
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Date de Publication
2023-05-05
 
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