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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-20052024-134433
Documento
Autor
Nome completo
Gilberto Hirotsugu Azevedo Koike
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Passarini, Luis Carlos (Presidente)
Canale, Antonio Carlos
Gadanha Junior, Casimiro Dias
Hildebrand Junior, Leonidas
Lopes, Afonso
Título em português
Sistema de controle digital para fornecer etanol como combustível complementar em motores 4 tempos de ignição por compressão funcionando com biodiesel
Palavras-chave em português
biodiesel
controlador digital
etanol
Resumo em português
O efeito estufa causado pela combustão dos derivados de petróleo tem-se agravado dia a dia, tornando-se grande problema global. Além disso, o referido mineral é não-renovável e há consenso universal de que suas reservas podem esgotar-se num prazo inferior a 100 anos. Sendo assim, uma alternativa para minimizar tais problemas é a utilização de biocombustíveis, evidenciando-se o biodiesel e o etanol. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da injeção de álcool hidratado na recuperação de potência de motor funcionando com biodiesel. Para isso, é proposto um controlador digital. A validação foi feita utilizando um motor diesel OM 924 LA alimentado com biodiesel etílico filtrado de soja. Os resultados mostraram que a injeção de álcool corrigiu a redução de potência em decorrência do uso de biodiesel e minimizou a emissão de NOx proveniente da combustão
Título em inglês
Digital control system to provide ethanol as a complementary fuel in 4 strokes compression ignition engines working with biodiesel
Palavras-chave em inglês
biodiesel
digital controller
ethanol
Resumo em inglês
Greenhouse effect caused by oil derivatives combustion has been worsened day after day, turning into a global problem. Besides, the reported mineral is non-renewable and there is universal consensus that their stores will be extinguished in a period inferior to 100 years. As though, an alternative to minimize such problems is the use of biofuels, evidencing biodiesel and ethanol. The present work had the aim of evaluating the effect of hydrated alcohol injection on potency recovery of engines working with biodiesel. For this purpose a digital controller was proposed. Validation was done using an OM 924 LA diesel engine fueled with soy filtered ethylic biodiesel. Results revealed that alcohol injection corrected potency reduction resulting from biodiesel use and minimized NOx emission deriving from combustion
 
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Data de Publicação
2024-05-20
 
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