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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2011.tde-08052024-150612
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Rodrigues Alves Malerba
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2011
Orientador
Banca examinadora
Canale, Antonio Carlos (Presidente)
Costa Neto, Alvaro
Fernandes, Claudio Gomes
Título em português
Análise de sensibilidade da tendência direcional de um veículo quanto à variação de produção
Palavras-chave em português
design robusto
dinâmica veicular
método de Monte Carlo
multicorpos
Resumo em português
Processos reais possuem, em sua grande maioria, variáveis de natureza estocástica. Em outras palavras, os parâmetros que influenciam tais processos não podem ser definidos apenas por valores singulares, mas, de maneira mais realista, através de curvas de probabilidade e os valores que a definem: média e desvio. É de se esperar, portanto, que os resultados desses processos também sejam de natureza estocástica. Dessa forma, projetos desenvolvidos na indústria, atualmente, sofrem a influência da variabilidade em todos os seus parâmetros, e como consequência, seu desempenho será definido por uma densidade de probabilidade, na qual, um determinado percentual pode, ou não, estar dentro de certos limites de engenharia. O presente trabalho tem por principal objetivo analisar a tendência direcional de veículos sob a influência de parâmetros de projeto, os quais são considerados como parâmetros estatísticos. A metodologia utilizada se baseia no desenvolvimento de um modelo computacional em dinâmica de multicorpos. Através do modelo desenvolvido e com a utilização do método de Monte Carlo, a estatística inerente ao processo é avaliada, e assim, pode-se avaliar o nível de robustez de um projeto através da quantificação de sua capabilidade
Título em inglês
Análise de sensibilidade da tendência direcional de um veículo quanto à variação de produção
Palavras-chave em inglês
drift-pull
Monte Carlo method
multibodies
robust design
vehicle dynamics
Resumo em inglês
Real processes, generally, are formed by stochastic variables. In other words, the parameters compounding such processes cannot be defined only by singular values, but rather by probability density functions and the values that define them: mean and standard variation. Therefore, one can expect the outcomes of those processes also being of stochastic nature. In this way, designs currently developed in the industry are affected by the inherent variability of ali their parameters. So, as a consequence, their performance can be defined by a probability density function and, as such, it is expected some amount of results to be within/without engineer limits established to the project. The present work has a main goal analyze the drift behavior of a vehicle under the influence of design parameters, which are treated as stochastic variables. The methodology here applied is based on the development of multibody dynamic model. Through this computational model and the Monte Carlo method, the inherent statistic of the design is defined so that the project robustness can be analyzed by means of its capability
 
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Data de Publicação
2024-05-08
 
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