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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2006.tde-07112006-112508
Documento
Autor
Nome completo
Breno Ortega Fernandez
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2006
Orientador
Banca examinadora
Passarini, Luis Carlos (Presidente)
Karam Junior, Dib
Santos, Antonio Moreira dos
Título em português
Considerações sobre outros empregos do sensor de detonação para o controle eletrônico de motores ciclo Otto utilizando análise espectral
Palavras-chave em português
análise espectral
estimação espectral
motor ciclo Otto
sensor de detonação
vibração
Resumo em português
Este trabalho apresenta um estudo para a qualificação do sensor de detonação como elemento de realimentação para o sistema de controle eletrônico de motores de combustão interna. A metodologia proposta consiste no uso do sensor de detonação, previamente instalado pelo fabricante do motor com a finalidade de eliminar o indesejável efeito da combustão espontânea, para amostrar as vibrações mecânicas produzidas pelo motor em funcionamento. Tal vibração, resultado de massas em movimento e da oscilação natural do sistema excitado pela combustão, produz uma figura espectral na faixa de freqüências do som audível. O método proposto contempla ainda as variações espectrais das vibrações de um mesmo motor operando com diferentes misturas combustíveis.
Título em inglês
Considerations on other jobs of the knock sensor for the electronic control of Otto cycle engines using spectral analysis
Palavras-chave em inglês
knock sensor
Otto cycle engine
spectral analysis
spectral estimation
vibration
Resumo em inglês
This dissertation analyses the suitability of using the knock sensor as a feedback element for the electronic control of internal combustion engines. The proposed approach consists of using the knock sensor, originally installed by the engine maker in order to eliminate the spontaneous combustion effect, to sample the mechanical vibration produced by the engine. This vibration, which results from the moving parts and the natural oscillation of the system in combustion, produces an output in the range of audible sound. This research contemplates using the spectral variation of that sound to estimate information about an engine operating with different fuel blends.
 
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Dissertacao.pdf (2.00 Mbytes)
Data de Publicação
2006-11-22
 
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