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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2019.tde-14052024-091224
Documento
Autor
Nome completo
Marcel Araujo Clementino
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Marqui Junior, Carlos De (Presidente)
Goes, Luiz Carlos Sandoval
Goncalves, Paulo Jose Paupitz
Oliveira, Leopoldo Pisanelli Rodrigues de
Rade, Domingos Alves
Título em inglês
Design and experimental verification of a smart piezoelectric pitch link for vibration attenuation
Palavras-chave em inglês
helicopters
piezoelectricity
pitch link
smart structures
vibration control
Resumo em inglês
Piezoelectric materials have been extensively employed for vibration reduction purposes in different fields of engineering. In general, the vibration control systems are grouped as active and passive systems, using the inverse and direct piezoelectric effect, respectively. Recently, these materials have been connected to switching circuits to perform the nonlinear management of the electrical output (voltage/current), resulting in the semi-active and semi-passive controllers. Among all configurations presented in the literature, some might be directly compared to mechanical systems used for vibration reduction in helicopters, likewise the Active Pitch Link (APL), which employs the combination of springs to control the variation of the structural stiffness. Although the APL device provides the attenuation of relevant vibration frequencies in a helicopter, the dependence on an external voltage source and possible mechanical failures (due to constant friction) are pointed out as drawbacks of the system. Therefore, this work reports on the design and experimental tests of a new smart pitch link system using piezoelectric materials for vibration attenuation. Different synchronized switching control techniques were investigated for vibration attenuation at a target frequency. A series of experiments are reported, including bench top vibration tests and whirl tower tests. The new configuration proposed here refers to a solid-state electromechanical system to address the issues of the mechanical active pitch link and provide a similar vibration attenuation performance
Título em português
Projeto e verificação experimental de um pitch link piezelétrico inteligente para redução de vibração em helicópteros
Palavras-chave em português
controle de vibração
estruturas inteligentes
helicópteros
piezeletricidade
pitch link
Resumo em português
Os materiais piezelétricos têm sido amplamente utilizados em pesquisas que visam a atenuação de vibrações em diversos ramos da engenharia. Em geral, os sistemas de controle de vibrações são classificados como sistemas ativos e passivos, os quais utilizam, respectivamente, o efeito piezelétrico inverso e direto. Recentemente, estes materiais passaram a ser conectados a circuitos chaveados para o tratamento não linear de sua saída elétrica (tensão/corrente), resultando nos controladores semiativos e semipassivos. Dentre as diversas configurações apresentadas na literatura, algumas podem ser diretamente comparadas com sistemas mecânicos utilizados para a redução de vibrações em helicópteros, como é o caso do Active Pitch Link (APL), o qual possibilita a combinação de molas para controlar a variação de sua rigidez. Embora este dispositivo proporcione a atenuação de frequências relevantes para helicópteros, alguns pontos negativos são apontados, como a dependência de uma fonte externa de energia para seu funcionamento e possibilidade de falhas mecânicas (devido ao atrito constante). Deste modo, o objetivo deste projeto é desenvolver um pitch link inteligente, utilizando materiais piezelétricos, do qual se espera ter bom desempenho na redução de vibrações e evitar problemas típicos de sistemas mecânicos, como o APL. Diferentes técnicas de controle foram utilizadas com o novo pitch link visando reduzir vibrações de uma frequência alvo. Esta tese descreve as atividades realizadas durante o desenvolvimento deste projeto e apresenta os resultados obtidos a partir de uma série de ensaios experimentais realizados com o dispositivo proposto, incluindo ensaios de vibração em bancada e ensaios rotativos. A nova configuração proposta refere-se a um sistema eletromecânico em estado sólido, proposto para tentar solucionar os problemas envolvidos com um pitch link mecânico, fornecendo um desempenho similar em termos de atenuação de vibração
 
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Data de Publicação
2024-05-14
 
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