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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2009.tde-06012010-162252
Document
Author
Full name
Antonio Carlos Seidl Oliveira
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2009
Supervisor
Committee
Pagliuso, Josmar Davilson (President)
Crnkovic, Paula Cristina Garcia Manoel
Sogabe, Milton Norio
Title in Portuguese
Estudo da emissão da frota de veículos diesel e ciclo Otto, sem conversores catalíticos, nos municípios de Sorocaba e Votorantim
Keywords in Portuguese
Conversor catalítico
Emissões veiculares
Poluição atmosférica
Abstract in Portuguese
Este trabalho avalia por meio de um IEV - Inventário de Emissão Veicular, a contribuição dos veículos automotores na poluição do ar, nos municípios de Sorocaba e Votorantim, dando ênfase às suas características de frota e posição geográfica, seus impactos, quantificação e qualificação de emissão de poluentes, através de experimentos com a utilização de diesel metropolitano - B2 e biodiesel - B100 (soja), como combustível nos veículos equipados com motores de ignição por compressão (motor diesel), em substituição total ou parcial ao diesel existente no mercado nacional e a utilização de gasolina padrão da Petrobrás e de AEHC - ácool etílico hidratado combustível em veículos flex equipados com motores de ignição por centelha (motor ciclo Otto), sem os conversores catalíticos, buscando identificar as condições mais próximas da realidade da manutenção da frota. Para este trabalho, considera-se que os poluentes de interesse são o monóxido de carbono ('C'O'), os hidrocarbonetos ('H'C'), os óxidos de nitrogênio ('N'O IND.X'), dióxido de carbono ('C'O IND.2'), hidrocarbonetos sem metano ('N'M'H'C'), aldeídos, formaldeídos e acetaldeídos. A análise dos dados obtidos nos experimentos, sem a utilização de conversor catalítico, utilizando gasolina padrão e AEHC - álcool etílico hidratado combustível, com relação aos limites L-4 do Proconve, demonstrou que os fatores de emissão (FE) obtidos, com gasolina padrão, resultaram em aumento em torno de 184% para 'C'O', 167% para 'H'C', 680% para 'N'O IND.X', 468% para 'N'M'H'C' e 23% para aldeídos, já para os FE obtidos com AEHC - álcool etílico hidratado combustível, resultaram em aumento em torno de 150% para 'C'O', 138% para 'H'C', 330% para 'N'O IND.X', 434% para 'N'M'H'C' e 405% para aldeídos. A simulação das emissões da frota real de modelos ciclo Otto e diesel em estudo sem a utilização de conversores catalíticos, ou seja, para 317.539 veículos, sendo 75.294 movidos à AEHC - álcool etílico hidratado combustível, 157.694 movidos à gasolina padrão, 16.042 movidos à biodiesel metropolitano B2, 64.730 tipo motocicletas movidas à gasolina, excluindo-se 3.779 veículos diversos entre reboques e semi-reboques, foi constatado que, as emissões totais seriam de 21.628,525 t/ano de 'C'O', 3.011,947 t/ano de 'H'C', 5.321,934 t/ano de 'N'O IND.X', 540.500,022 t/ano de 'C'O IND.2', 2.660,792 t/ano de 'N'M'H'C', 89,253 t/ano de formaldeídos, 138,565 t/ano de acetaldeídos e 227,818 t/ano de aldeídos. A simulação das emissões da frota real de modelos ciclo Otto e diesel em estudo sem a utilização de conversores catalíticos, ou seja, para 317.539 veículos, sendo 75.294 movidos à AEHC - álcool etílico hidratado combustível, 157.694 movidos à gasolina padrão, 16.042 movidos à biodiesel B100, 64.730 tipo motocicletas movidas à gasolina, excluindo-se 3.779 veículos diversos entre reboques e semi-reboques, foi constatado que, as emissões totais seriam de 21.628,425 t/ano de 'C'O', 3.011,947 t/ano de 'H'C', 5.302,977 t/ano de 'N'O IND.X', 540.875,538 t/ano de 'C'O IND.2', 2.660,792 t/ano de 'N'M'H'C', 91,039 t/ano de formaldeídos, 138,828 t/ano de acetaldeídos e 229,868 t/ano de aldeídos. Os resultados obtidos durante os experimentos, demonstram que uma manutenção inadequada, torna ineficaz qualquer ganho ambiental obtido, tendo em vista a crescente ampliação da frota existente, baseada em políticas públicas equivocadas, as quais, continuam a incentivar a aquisição de veículos particulares em detrimento do sistema de transporte público, o qual continua ineficiente, além de caro para os padrões econômicos da população.
Title in English
Study of the emission of the fleet of vehicles diesel and cycle Otto, without the catalytic converters in the cities of Sorocaba and Votorantim
Keywords in English
Air pollution
Catalytic converter
Vehicle emission
Abstract in English
This study evaluates by means of a IEV - inventory of vehicle emission to propagate, the contribution of motor vehicles in air pollution in the cities of Sorocaba and Votorantim, of the emphasis to the characteristics of the fleet and the geographic position of these cities, to the impacts of these characteristics, the quantification and qualification of the emission of pollutants, through experiments with the use of diesel metropolitano - B2 and biodiesel - B100, as combustible in vehicles equipped with engines of ignition for compression (motor diesel), in total or partial substitution to existing diesel in national market, and gasoline standard of Petrobras and AEHC - combustible hidrated ethyl alcohol and its mixtures in equipped vehicles flex with engines of ignition for flash (cycle Otto motor), without the catalytic converters; searching to identify the conditions next to the reality of the maintenance of the fleet. For this work, it is considered that the interest pollutants are the carbono monoxide ('C'O'), hidrocarbons ('H'C'), the nitrogen oxides ('N'O IND.X'), carbono dioxide ('C'O IND.2'), non-methane hydrocarbons ('N'M'H'C'), aldehydes, formaldehydes and acetaldehydes. The analysis of the data gotten in the experiments, without the use of catalytic converter, using gasoline standard and AEHC - hydrated ethilic alcohol, with regard to the L-4 limits of the Proconve, demonstrated that the factors of emission (FE) gotten, with gasoline standard, had resulted in increase around 184% for 'C'O', 167% for 'H'C', 680% for 'N'O IND.X', 468% for 'N'M'H'C' and 23% for aldehydes, already for the FE gotten with AEHC, had resulted in increase around 150% for 'C'O', 138% for 'H'C', 330% for 'N'O IND.X', 434% for 'N'M'H'C' and 405% for aldehydes. The simulation of the emissions of the real fleet of models cycle Otto and diesel in study without the use of catalytic converters, that is, for 317.539 vehicles, being 75.924 moved to the AEHC, 157.694 moved by gasoline, 16.042 moved by the metropolitan biodiesel B2, 64.730 type motorcycles moved by the gasoline, abstaining itself 3.779 diverse vehicles between tows and semitrailers, was evidenced that, the total emissions would be of 21.628,525 tons per year (tpy) of 'C'O', 3.011,947 tpy of 'H'C', 5.231,934 tpy of 'N'O IND.X', 540.500,022 tpy of 'C'O IND.2', 2.660,792 tpy of 'N'M'H'C', 89,253 tpy of formaldehyde, 138,565 tpy for acetaldehyde and 227,818 tpy for aldehyde. The simulation of the emissions of the real fleet of models cycle Otto and diesel in study without the use of catalytic converters, that is, for 317.539 vehicles, being 75.294 moved by the AEHC, 157.694 moved by gasoline, 16.042 moved by the biodiesel B100 from syo bean oil, 64.730 type motorcycles moved by the gasoline, abstaining itself 3.779 diverse vehicles between tows and semitrailers, was evidenced that, the total emissions would be of 21.628,425 tpy of 'C'O', 3.011,947 tpy of 'H'C', 5.302,977 tpy of 'N'O IND.X', 540.875,538 tpy of 'C'O IND.2', 2.660,792 tpy of 'N'M'H'C', 91,039 tpy of formaldehyde, 138,828 tpy for acetaldeíhyde and 229,868 tpy for aldehydes. The results obtained during the experiments show that inadequate maintenance, makes ineffective any environmental gains achieved, with a view to increasing expansion of the existing fleet, based on misguided public policies, which continue to encourage the purchase of cars at the expense of public transport system, which remains inefficient, and expensive for the economic standards of the population.
 
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Publishing Date
2010-01-25
 
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