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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-18102021-093109
Document
Auteur
Nom complet
Mylena Cristine Rodrigues de Jesus
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2021
Directeur
Jury
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da (Président)
Anciaes, Paulo Rui
Lima, Josiane Palma
Titre en portugais
Efeito barreira em cidades médias: uma análise exploratória com árvores de decisão e florestas aleatórias
Mots-clés en portugais
Efeito barreira
Pedestres
Separação da Comunidade
Transporte não motorizado
Resumé en portugais
O efeito barreira, também chamado de efeito de separação da comunidade, surge quando uma infraestrutura de transporte e/ou o tráfego motorizado atravessam vizinhanças, prejudicando assim a mobilidade e a acessibilidade dos pedestres no local. Este estudo tem como objetivo verificar se uma via urbana com intenso tráfego motorizado localizada em uma cidade brasileira de médio porte constitui uma barreira para viagens a pé. Um questionário foi aplicado a 103 indivíduos em uma área de até 800 metros da via selecionada para o estudo para obter informações sobre características socioeconômicas (idade, renda etc.), interações sociais na vizinhança e características de viagens e mobilidade. Usamos o conjunto de dados para explorar o potencial dos modelos de classificação de Árvores de Decisão e Florestas Aleatórias em prever a percepção dos usuários do efeito de barreira, que foi caracterizado pelas variáveis dependentes Velocidade e Volume (do tráfego motorizado). Além disso, foi utilizado o teste de independência do Qui-quadrado para testar a associação entre o efeito de barreira e as dificuldades existentes no deslocamento a pé indicadas pelos respondentes. Os resultados mostram que as seguintes variáveis afetam de forma relevante a percepção dos respondentes sobre o efeito barreira: distância da residência à via estudada, tempo de residência no endereço e na região, interações sociais na vizinhança e rua considerada como a mais movimentada na região. Observou-se também que, em alguns aspectos, a rua selecionada para o estudo representa uma barreira para os deslocamentos a pé dos entrevistados. O efeito barreira foi principalmente associado com questões relacionadas à velocidade e/ou ao volume do tráfego: trechos que exigem esforço físico excessivo (devido ao relevo), ruas muito largas e poluição sonora ou do ar.
Titre en anglais
Community severance in medium-sized cities: an exploratory analysis with decision trees and random forests
Mots-clés en anglais
Barrier effect
Community severance
Non-motorized transport
Pedestrians
Resumé en anglais
The barrier effect, also called community severance, is observed when a transport infrastructure and/or motorized traffic crossing a neighborhood negatively affects pedestrians' mobility and accessibility in that location. This study aims to examine if an urban road with intense motorized traffic in a medium-sized Brazilian city constitutes a barrier for walking trips. A questionnaire was applied to 103 individuals in an area up to 800 meters from the road selected for the study to get information about personal characteristics (age, income, etc.), social interactions in the neighborhood, and travel and mobility characteristics. We used the dataset to explore the potential of Decision Trees and Random Forests classification models to predict the users' perception of the barrier effect, which was characterized by the dependent variables Speed and Volume (of motorized traffic). In addition, we used a Chi-square test of independence to test the association between the barrier effect and difficulties for walking trips indicated by the respondents. The results show that the following variables considerably affect the perception of the barrier effect of the respondents: distance from the residence to the studied road, time living at the address and in the region, social connections in the neighborhood, and the street reported as the busiest in the region. We also observed that, in some aspects, the street selected for the study represents a barrier to the respondents' walking trips. The barrier effect was mainly associated with these issues related to traffic speed and/or volume: sections that require excessive physical effort (due to an irregular topography), very wide streets, and noise or air pollution.
 
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Date de Publication
2021-10-20
 
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