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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.18.2012.tde-18052012-090653
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Anijar de Matos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2012
Orientador
Banca examinadora
Aguiar, Edson Martins de (Presidente)
Faria, Carlos Alberto
Georgiadis, Patroklos
Lima Júnior, Orlando Fontes
Lima, Renato da Silva
Título em português
Tomada de decisão em redes logísticas de reciclagem de materiais através da dinâmica de sistemas
Palavras-chave em português
Análise estratégica
Cenários
Dinâmica de sistemas
Gestão de resíduos
Logística reversa
Modelos quantitativos
Redes de reciclagem
Resíduos sólidos municipais
Tomada de decisão
Resumo em português
O objetivo precípuo deste trabalho é estudar um modelo da cadeia de suprimento de ciclo fechado, que é baseado no comportamento sistêmico, por intermédio da Dinâmica de Sistemas como ferramenta de tomada de decisão. Primeiramente adapta-se este modelo à realidade brasileira e, em seguida, aplica-se em uma rede de reciclagem, no caso o programa municipal de coleta seletiva de São Carlos. A proposta consiste na aplicação de conceitos que acarretem em melhorias nos processos reversos e, com isso, viabilizando sua cadeia e incentivando a implementação destas atividades em redes logísticas tradicionais. Após uma vasta investigação de modelos quantitativos para a rede reversa, uma caracterização da organização é realizada. Com a definição da análise estratégica, o próximo passo foi o ajuste do modelo aos padrões brasileiros com a descrição do programa. Concluída a etapa de validação e parametrização do modelo, para coincidi-lo à sua execução na prática, foram atribuídos cenários para o planejamento da rede com o horizonte de cinco anos. A versatilidade da Dinâmica de Sistemas em incorporar fatores específicos de uma estrutura, além de sua simplicidade e flexibilidade para a elaboração do problema, comparado aos demais modelos quantitativos abordados, são premissas corroboradas no estudo. No mesmo sentido, através da simulação do modelo baseada em 30 cenários, o que se pôde constatar é que 16 cenários são atrativos/viáveis e sem o investimento no aumento da quantidade de material coletado, o cenário torna-se inviável e o programa não é autossuficiente. Ademais, das quatro variáveis decididas para análise, a "capacidade de coleta" possui fator decisivo para o desempenho do sistema, sem contar que tanto as variáveis "tempo de coleta" e "índice per capita" dependem da primeira para a evolução dos materiais coletados. Por fim, a variável "custo de transporte" afeta consideravelmente a performance do sistema.
Título em inglês
Decision making in logistics networks recycling of materials through System Dynamics
Palavras-chave em inglês
Decision making
Municipal solid waste
Quantitative models
Recycling networks
Reverse logistics
Scenarios
Strategic analysis
System dynamics
Waste management
Resumo em inglês
The principal aim of this work is to study a model of the closed-loop supply chain, which is based on systemic behavior, through the System Dynamics as a decision making tool. Firstly this model is adapted to the Brazilian issues and then it is applied in a recycling network, in this case it is the municipal solid waste of São Carlos city. The proposal involves the concepts application that leads to improve reverse processes, thereby performing the chain profitable and encouraging these activities implementation in "forward logistics networks". After an extensive investigation of reverse chains quantitative models, an organization description is performed. Thereafter strategic analysis definition, the next step was setting the model into Brazilian patterns based on the program design. Accomplished the stage of model validation and parameterization, to match it for its implementation in practice, scenarios were assigned to the network horizon planning of five years. The System Dynamics versatility to incorporate specific factors in such structure, in addition to its simplicity and flexibility to formulate a problem compared to other quantitative models covered, they are assumptions corroborated in the study. To the same effect, through model simulation based on 30 scenarios, it was found that 16 scenarios are feasible and without an investment to the increase of collected material, those scenarios are unfeasible and the system is not self-sufficient. Furthermore, between the four variables decided to analyze, the "collection capacity" has decisive factor to the system performance, besides the "collection time" and "index per capita" variables depend on the first one to the increase of collected materials. Finally, the cost transportation variable affects substantially the system performance.
 
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DanielAnijarMatos.PDF (6.79 Mbytes)
Data de Publicação
2012-05-28
 
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