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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-18042022-143053
Documento
Autor
Nome completo
Alceu Dal Bosco Junior
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2020
Orientador
Banca examinadora
Cunha, André Luiz Barbosa Nunes da (Presidente)
Bertoncini, Bruno Vieira
Manzato, Gustavo Garcia
Título em português
Usabilidade de Pontos de Interesse e centralidades de rede de mapas colaborativos para análise de atração de viagens: estudo de caso de Curitiba
Palavras-chave em português
Atração de viagens
Centralidades
Mapas colaborativos
Pontos de Interesse
Sintaxe Espacial
Resumo em português
Entender a demanda por viagens é crucial para o planejamento sustentável de transportes. A atração de viagens é comumente analisada e modelada considerando-se a localização de atividades que induzem os deslocamentos – os Pontos de Interesse (POIs) – e aspectos de acessibilidade. Além disto, há mútua relação entre a rede e as atividades urbanas, portanto a rede, além de impactar a acessibilidade, é também reflexo da localização das atividades, como preconiza a Sintaxe Espacial através das medidas de centralidades. Contudo, estes dados geográficos de atividades e da rede viária, de suma importância para análises de atração de viagens, são muitas vezes escassos ou indisponíveis. Este trabalho, portanto, busca testar a usabilidade de dados obtidos do mapa colaborativo OpenStreetMap (OSM), uma plataforma de Informações Geográficas Voluntárias, para a explicação da atração de viagens em Curitiba. Para tanto, a relação entre as centralidades da rede com as atividades econômicas da cidade é verificada a nível desagregado com o auxílio da Estimativa de Densidade de Kernel e, posteriormente, a nível agregado das zonas de tráfego, mostrando que atividades de comércio e serviços se encontram em vias mais acessíveis e em zonas intermediárias dos caminhos preferenciais. Após, investiga-se a qualidade dos dados de POIs e da rede, adquiridos na plataforma colaborativa, em comparação com dados oficiais da autoridade local, a fim de atestar a aplicabilidade das informações. No geral, o mapa online traz uma rede viária com qualidade equiparável à oficial, mas os POIs apresentam incoerências e devem ser usados com cautela. Por fim, modelos explicativos são calibrados com dados oficiais e dados do OSM, confrontando-se o comportamento para ambos os bancos de dados. Os POIs do OSM geram modelos piores, mas as centralidades são correlatas para o OSM e os dados oficiais na explicação da atração, atuando como complemento de dados incompletos e adicionando a informação de acessibilidade prioritariamente por caminhos retilíneos, como indica a Sintaxe Espacial. Assim, o trabalho fomenta o uso de mapas colaborativos como fontes alternativas de dados, demonstrando a maior usabilidade da rede viária representada.
Título em inglês
Usability of Points of Interest and network centralities of collaborative maps for trip attraction analysis: case study of Curitiba
Palavras-chave em inglês
Centralities
Collaborative maps
Points of Interest
Space Syntax
Trip attraction
Resumo em inglês
It is crucial to understand travel demand for a sustainable transport planning. Trip attraction, for instance, is commonly analyzed and modeled considering both attractive activities locations – the Points of Interest (POIs) – and accessibility aspects. Likewise, there is mutual relationship between the network and the urban activities, therefore the network not only impacts the accessibility, but also reflects the activities placement, as stated by the Space Syntax through network centrality measures. However, these geographic data of road network and urban activities, which are greatly important for trip attraction analyses, are often scarce or even unavailable. Therefore, this work tests the usability of data acquired from OpenStreetMap (OSM) collaborative map, a Voluntary Geographic Information platform, to explain trip attraction in Curitiba. Hence, it verifies the relationship between network centralities and the city's economic activities at disaggregated level with the help of Kernel Density Estimation and, after, at aggregated level in traffic analysis zones, showing that commerce and service activities are located in accessible roads and intermediate zones for preferential paths. Then, it investigates the OSM POIs and network quality compared to official databases acquired from the local authority, aiming to assess this information's applicability. In general, the collaborative map presents a network with a similar quality to the official data, but the POIs have incoherencies and should be used with caution. Lastly, it calibrates explanatory models with both OSM and official databases to confront their behaviors. The OSM POIs generate worst models, however the OSM and official network centralities are compatible when explaining trip attraction, acting as complement for insufficient data and adding information of rectilinear paths accessibility, as asserted by the Space Syntax. In conclusion, this work fosters collaborative map usage as alternative data sources, suggesting a better usability for the represented road network.
 
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Data de Publicação
2022-04-19
 
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