• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2023.tde-16052023-080953
Documento
Autor
Nome completo
Marília Gabriela Alencar de Morais Zamunér
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2023
Orientador
Banca examinadora
Setti, Jose Reynaldo Anselmo (Presidente)
Andrade, Michelle
Maia, Maria Leonor Alves
Santos, Gleiber Couto
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
Título em português
Fatores que afetam a percepção da qualidade de viagens em rodovias no Brasil
Palavras-chave em português
análise fatorial
CART
escala de medida
percepção do motorista
qualidade de serviço
Resumo em português
O nível de serviço é uma medida de qualidade da viagem proposta pelo HCM que, por muito tempo, foi determinada por especialistas em uma concepção técnica. Em uma perspectiva oposta, diversos estudos em diferentes áreas da engenharia de transportes vêm sendo conduzidos para compreender a qualidade da viagem do ponto de vista dos usuários. No caso de transporte por rodovias, o foco são os motoristas. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que afetam a percepção da qualidade da viagem por motoristas em rodovias brasileiras. Para um resultado mais efetivo, optou-se por construir o instrumento de coleta a partir de uma pesquisa qualitativa com quatro grupos focais com motoristas de automóveis e de caminhões. Através de uma análise de conteúdo na modalidade temática foi possível identificar fatores que afetam a percepção da qualidade da viagem e as terminologias usadas pelos participantes para se referir a eles. Os resultados dos grupos focais também definiram o formato das perguntas e das escalas de respostas para que fossem facilmente compreendidas pela população-alvo. Para avaliar a escala de medida construída e identificar os fatores que afetam a qualidade da viagem em rodovias de pista dupla e de pista simples, 1.130 respostas válidas foram submetidas a análise descritiva e a análise fatorial exploratória combinada com a avaliação de índices de ajuste e adequação do modelo. Para investigar uma possível relação de variáveis sociodemográficas com a qualidade da viagem percebida, foram realizadas classificações empregando a técnica Árvore de Decisão. A escala de medida proposta apresenta evidências de validade iniciais e se mostra apta para ser utilizada em investigações cujo objeto de estudo seja avaliar a percepção da qualidade da viagem por motoristas. A estrutura fatorial mais adequada para os dois tipos de rodovias foi a de dois fatores. As análises mostraram que os motoristas percebem a qualidade da viagem em duas dimensões: a) "Condição do tráfego" e b) "Qualidade da infraestrutura e comportamento dos outros motoristas". Nas rodovias de pista simples, os usuários percebem a infraestrutura e o comportamento dos outros motoristas como mais importante, enquanto em rodovias de pista dupla a percepção da qualidade é mais afetada pelas condições do tráfego. A classificação a partir do algoritmo CART permitiu identificar o tipo de veículo como a variável de maior importância na percepção da qualidade da viagem nos dois tipos de rodovias, indicando que motoristas de automóveis e motoristas de caminhões possuem percepções diferentes. Os resultados sugerem, ainda, que idade, frequência que dirige, sexo e região que o condutor reside tenham algum grau de importância.
Título em inglês
Factors that affect the perception of the highway trip quality in Brazil
Palavras-chave em inglês
CART
driver perception
factor analysis
scale
service quality
user perception
Resumo em inglês
The Level of Service proposed by the HCM is a trip quality measurement that, for a long time, has been determined by specialists in a technical conception. On the other hand, several studies have been conducted to understand the quality of trip from the point of view of users in different areas of transport engineering. In the case of road transport, the focus are the drivers. Therefore, this research aimed to identify the factors that affect the perception of trip quality by drivers on Brazilian highways. For a better result, the survey instrument developed was based on qualitative research with car drivers and truck drivers' focus groups. In addition to the factors that affect the perception of the trip quality, it was also possible to identify the terminology used by the participants to refer to them through a content analysis in the thematic modality. The results of the focus groups also defined the format of the questions and response scales in a way that they could be easily understood by the target population. A data set with 1,130 valid responses was subjected to descriptive analysis and exploratory factor analysis, combined with the assessment of fit and adequacy indices, to evaluate the scale and understand the factors that affect the quality of travel on freeways and two-lane highways. To investigate the relationship between sociodemographic variables and perceived trip quality, classifications were performed using the Decision Tree technique. The two-factor structure was the most adequate factorial solution for the two types of highways. The scale presents evidence validity and proves to be suitable to evaluate the perception of the quality of the trip by drivers. For both types of highways, the results of the factor analysis indicate that drivers perceive the quality of the trip in two groups: a) "Traffic condition" and b) "Quality of infrastructure and behavior of other drivers". On two-lane highways, users perceive infrastructure and the behavior of other drivers as more important, while on freeways quality is more affected by traffic conditions. The classification generated with the CART algorithm allowed identifying the type of vehicle as the most important variable in the perception of trip quality on both types of highways, indicating that car drivers and truck drivers have different perceptions. The results also suggest that age, driving frequency, gender and region where the driver resides have some degree of importance.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-18
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.