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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2010.tde-13012011-152406
Documento
Autor
Nome completo
José Leles de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2010
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Antonio Clovis Pinto (Presidente)
Cunto, Flávio José Craveiro
Ferrante, Vera Lucia Silveira Botta
Raia Junior, Archimedes Azevedo
Simões, Fernanda Antonio
Título em português
Sobre a forma e o conteúdo da educação para o trânsito no ensino fundamental
Palavras-chave em português
Engenharia de tráfego - educação
Ensino fundamental
Resumo em português
Três pontos são consensuais entre os profissionais que trabalham com o tema trânsito no Brasil. Primeiro, a educação para o trânsito é absolutamente imprescindível para reduzir a grande acidentalidade no trânsito do país e transformar o espaço público de deslocamento em um espaço de melhor convívio social. Segundo, a educação para o trânsito não tem sido tratada com a importância que deve ter. Terceiro, é necessário aperfeiçoar os conteúdos programáticos relativos à educação para o trânsito no ensino fundamental. Neste trabalho é defendida a transversalidade como processo pedagógico na educação para o trânsito no ensino fundamental e proposto um ajuste complementar de conteúdo programático a ser adotado nas várias disciplinas em todos os períodos do ensino fundamental, com a incorporação de elementos da engenharia seguindo a visão dos alunos detectada no projeto Rumo à Escola. A metodologia geral do trabalho encontra-se fundamentada em pesquisa teórica e em atividade de pesquisa de campo. A tese é fundamentada, sobretudo, nas informações levantadas nas pesquisas de campo realizadas no projeto Rumo à Escola, desenvolvido pelo DENATRAN em parceria com a UNESCO, nos trabalhos efetuados pelo Prof. Reinier Rozestraten e nas diretrizes da legislação educacional e de trânsito brasileira.
Título em inglês
About the form and contento of traffic education in elementary school
Palavras-chave em inglês
Elementary school
Traffic engineering - education
Resumo em inglês
Three points are consensual by professionals with the theme of traffic in Brazil. First, traffic education is absolutely essential in order to reduce the great number of traffic accidents in the country and transform public roadways into socially friendly spaces. Second, traffic education has not been treated with the importance it should have been treated. Third, it is necessary to perfect the programmatic content related to traffic education in elementary teaching. This paper defends the transversality as a pedagogic process for traffic education in elementary teaching and proposes a complementary adjustment to programmatic content to be adapted by the various disciplines in all periods of elementary teaching, with the incorporation of elements of engineering following the vision of the students detected in the "Off to School" (Rumo à Escola) project. The general working methodology is based on theoretical research and in field research activith. The thesis is based, above all, on information gathered in field research done in the "Off to School" project, developed by the DENATRAN (National Department of Transit) in partnership with UNESCO, on the work of Prof. Reinier Rozestraten, and on the guide lines of brazilian educational and transit legislation.
 
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JoseLeles.pdf (9.61 Mbytes)
Data de Publicação
2011-03-04
 
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