• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2010.tde-13012011-152406
Document
Auteur
Nom complet
José Leles de Souza
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2010
Directeur
Jury
Ferraz, Antonio Clovis Pinto (Président)
Cunto, Flávio José Craveiro
Ferrante, Vera Lucia Silveira Botta
Raia Junior, Archimedes Azevedo
Simões, Fernanda Antonio
Titre en portugais
Sobre a forma e o conteúdo da educação para o trânsito no ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Engenharia de tráfego - educação
Ensino fundamental
Resumé en portugais
Três pontos são consensuais entre os profissionais que trabalham com o tema trânsito no Brasil. Primeiro, a educação para o trânsito é absolutamente imprescindível para reduzir a grande acidentalidade no trânsito do país e transformar o espaço público de deslocamento em um espaço de melhor convívio social. Segundo, a educação para o trânsito não tem sido tratada com a importância que deve ter. Terceiro, é necessário aperfeiçoar os conteúdos programáticos relativos à educação para o trânsito no ensino fundamental. Neste trabalho é defendida a transversalidade como processo pedagógico na educação para o trânsito no ensino fundamental e proposto um ajuste complementar de conteúdo programático a ser adotado nas várias disciplinas em todos os períodos do ensino fundamental, com a incorporação de elementos da engenharia seguindo a visão dos alunos detectada no projeto Rumo à Escola. A metodologia geral do trabalho encontra-se fundamentada em pesquisa teórica e em atividade de pesquisa de campo. A tese é fundamentada, sobretudo, nas informações levantadas nas pesquisas de campo realizadas no projeto Rumo à Escola, desenvolvido pelo DENATRAN em parceria com a UNESCO, nos trabalhos efetuados pelo Prof. Reinier Rozestraten e nas diretrizes da legislação educacional e de trânsito brasileira.
Titre en anglais
About the form and contento of traffic education in elementary school
Mots-clés en anglais
Elementary school
Traffic engineering - education
Resumé en anglais
Three points are consensual by professionals with the theme of traffic in Brazil. First, traffic education is absolutely essential in order to reduce the great number of traffic accidents in the country and transform public roadways into socially friendly spaces. Second, traffic education has not been treated with the importance it should have been treated. Third, it is necessary to perfect the programmatic content related to traffic education in elementary teaching. This paper defends the transversality as a pedagogic process for traffic education in elementary teaching and proposes a complementary adjustment to programmatic content to be adapted by the various disciplines in all periods of elementary teaching, with the incorporation of elements of engineering following the vision of the students detected in the "Off to School" (Rumo à Escola) project. The general working methodology is based on theoretical research and in field research activith. The thesis is based, above all, on information gathered in field research done in the "Off to School" project, developed by the DENATRAN (National Department of Transit) in partnership with UNESCO, on the work of Prof. Reinier Rozestraten, and on the guide lines of brazilian educational and transit legislation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
JoseLeles.pdf (9.61 Mbytes)
Date de Publication
2011-03-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.