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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2021.tde-23052022-142851
Documento
Autor
Nome completo
Paloma Morais de Souza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2021
Orientador
Banca examinadora
Fernandes Junior, Jose Leomar (Presidente)
Bardini, Vívian Silveira dos Santos
Gondim, Lilian Medeiros
Título em português
Revisão Sistemática Múltipla para o desenvolvimento do Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) quanto à deformação permanente da camada de revestimento asfáltico
Palavras-chave em português
Flow Number MeDiNa
Afundamento na trilha de roda
Deformação permanente
Revisão Sistemática
Resumo em português
A escolha do método de dimensionamento influencia o desempenho dos pavimentos, pois a concepção da estrutura e os cálculos que levam à definição das espessuras dependem das hipóteses do método. Ao longo do tempo, o avanço científico e tecnológico tem diminuído a importância relativa das bases empíricas através do desenvolvimento de métodos com base em relações empíricas-mecanísticas (M-E) que possibilitam estimar a ruptura da estrutura do pavimento em relação à danos estruturais como a deformação permanente. No Brasil, entretanto, o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) apresentado, com base nos princípios M-E, faz uma análise secundária da deformação permanente, já que desconsidera a sua ocorrência na camada de revestimento asfáltico, propondo um ensaio de verificação de propriedades mecânicas da mistura asfáltica (Flow Number) como suficiente para eliminar a verificação da deformação permanente nesta camada. Visando contribuir para o desenvolvimento do MeDiNa no que tange a deformação permanente na camada de revestimento asfáltico, esse trabalho elaborou e aplicou um método de Revisão Sistemática Múltipla (ReSiM) constituída por três diferentes revisões sistemáticas cujos estudos que as compõem analisam, respectivamente, a deformação permanente em misturas asfálticas, a deformação permanente na camada de revestimento asfáltico e a deformação permanente tanto em misturas asfálticas quanto na camada de revestimento. Os resultados indicam que o parâmetro Flow Number está associado a medição da resistência à deformação permanente em misturas asfálticas e pode ser utilizado como critério de aprovação ou rejeição de uma mistura asfáltica considerando seu desempenho em relação a deformação permanente, no entanto, não substitui a necessidade de previsão de desempenho da camada de revestimento asfáltico no que tange a deformação permanente, que é feita, predominantemente, por intermédio de modelos empíricos-mecanísticos.
Título em inglês
Multiple Systematic Review for the development of the Brazilian Asphalt Pavement Design Method (MeDiNa) regarding the permanent deformation of the asphalt concrete layer
Palavras-chave em inglês
Flow Number
MeDiNa
Permanent deformation
Rutting
Systematic Review
Resumo em inglês
The selection of the design method influences the pavement performance because the design of the structure and the calculation checks that lead to the thicknesses depend on the hypotheses that serve as the basis for the method. Over time, scientific and technological advances have diminished the relative importance of empirical bases through the development of methods based on mechanistic-empirical (ME) relationships that make it possible to estimate the rupture of the pavement structure in relation to structural damage such as permanent deformation. In Brazil, however, the National Design Method (MeDiNa) presented, based on ME principles, makes a secondary analysis of permanent deformation, since it disregards its occurrence in the asphalt layer, proposing a test to verify the mechanical properties of the asphalt mixture (Flow Number) as sufficient to eliminate the verification of permanent deformation in this layer. Aiming to contribute to the development of MeDiNa regarding permanent deformation in the asphalt coating layer, this work elaborated and applied a Multiple Systematic Review (ReSiM) method consisting of three different systematic reviews whose papers that compose them analyze, respectively, the permanent deformation in asphalt mixtures, permanent deformation in the asphalt layer, and permanent deformation both in asphalt mixtures and in the asphalt concrete layer. The results indicate that the parameter Flow Number is associated with the measurement of resistance to permanent deformation in asphalt mixtures and can be used as a criterion for approval or rejection of an asphalt mixture considering its performance in relation to permanent deformation, however, it does not replace the need to predict the performance of the asphalt concrete layer with regard to permanent deformation, which is predominantly done through mechanistic-empirical models.
 
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Data de Publicação
2022-05-24
 
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