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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2014.tde-15122014-163104
Document
Auteur
Nom complet
Jéssica Santiago Soares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2014
Directeur
Jury
Furlan, Ana Paula (Président)
Fabbri, Glauco Tulio Pessa
Gouveia, Lilian Taís de
Titre en portugais
Investigação da relação entre parâmetros da compactação giratória e de deformação permanente em misturas asfálticas densas
Mots-clés en portugais
Creep estático e dinâmico
Asfaltos convencional e modificado por polímero SBS
Cal hidratada
Compactação giratória
Deformação permanente
Misturas asfálticas
Resumé en portugais
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a relação entre parâmetros de compactação e de deformação permanente à luz dos ensaios de compactação giratória Superpave ® e de ensaios de compressão uniaxial estática e dinâmica. Foram estudadas 8 misturas asfálticas com a mesma granulometria (Faixa C) e tipo de agregado mineral (granito) porém variou-se o ligante asfáltico (CAP 50/70 e CAP 50/70+SBS), o volume de vazios (4% e 7%) e a adição de cal hidratada. A partir dos resultados do ensaio de compactação observou-se que a inclinação das curvas de compactação das misturas compactadas a 7% foram mais acentuadas do que as de 4% e os parâmetros incidentais deste ensaio foram sensíveis à presença de cal e à variação do asfalto das misturas testadas. Quanto aos resultados dos ensaios de creep estático e dinâmico, notou-se que as misturas com Vv de 4% e as com asfalto modificado apresentam menor suscetibilidade à deformação permanente, no entanto, essas vantagens do asfalto modificado foram observadas somente nos ensaios de creep dinâmico. No que se refere às relações entre os parâmetros de compactação e de deformação permanente, os ajuste não se mostraram promissores como verificado pela qualidade dos ajustes (R2) exceto para algumas relações com CDI e TDIm.
Titre en anglais
Investigation of relationship between the gyratory compaction and rutting parameters of asphalt mixtures
Mots-clés en anglais
Asphalt mixtures
Conventional and SBS polymer modified asphalts
Gyratory compaction
Hydrated lime
Rutting
Static and dynamic creep tests
Resumé en anglais
This research aims to study relations between compaction and permanent deformation by means of Superpave® gyratory compaction and static and dynamic creep tests. Thus, eight asphalt mixtures were evaluated which were composed by same type (granite) and gradation (dense) of mineral aggregate but two types of asphalt binder (Pen 50/70 AC and Pen 50/70+SBS AC), two different levels of air voids (4% and 7%) and the addition of hydrated lime. Compaction results indicated that curve slopes of 7% air void asphalt mixtures were stronger than the 4% ones, and compaction parameters were sensitive to lime addition and asphalt type change. Static and dynamic creep test results indicated that 4% air void and modified asphalt mixtures presented lower susceptibility to rutting, but, these modified asphalt advantages were observed only in dynamic creep tests. In regard to relation between compaction and rutting parameters, linear models did not fit accurately, excepting some CDI and TDIm ones.
 
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jessicasoares.pdf (10.36 Mbytes)
Date de Publication
2015-02-04
 
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