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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2017.tde-13052024-164650
Document
Author
Full name
Carolina Ishikawa Kubiaki
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2017
Supervisor
Committee
Fabbri, Glauco Tulio Pessa (President)
Gouveia, Lilian Taís de
Kakuda, Francis Massashi
Title in Portuguese
Estudos acerca da absorção de asfalto por diferentes agregados pétreos
Keywords in Portuguese
absorção de asfalto
cal hidratada
mistura asfáltica densa
módulo de resiliência
resistência à tração
rice
Abstract in Portuguese
Essa dissertação apresenta os resultados de um experimento fatorial para avaliar a absorção de ligante asfáltico por diferentes agregados pétreos, tipos e teores de ligantes asfálticos em função do tempo. Para isso, foram produzidas misturas asfálticas com três tipos de agregados de diferentes origens mineralógicas: basalto, calcário e granito; três tipos de ligantes asfálticos: CAP 30/45, CAP 50/70 e CAP Modificado com polímero e três teores de ligante asfáltico: 4,5%, 5% e 5,5%. As misturas asfálticas foram ensaiadas pelo método Rice para avaliar a absorção do ligante ao longo de seis meses. Os resultados de absorção também foram comparados, para o período analisado, com os de amostras compostas por 1,5% de cal hidratada em substituição a parte do fíler. Ensaios de avaliação do comportamento mecânico, como o Módulo de Resiliência e Resistência a Tração, foram realizados em corpos de prova produzidos com as misturas estudadas. Os principais resultados encontrados foram (i) não estabilização da absorção de asfalto em longo prazo após a análise do último tempo proposto (180 dias), apenas uma tendência após 30 dias de usinagem; (ii) os elementos mais representativos da absorção, de acordo com a análise fatorial, foram o CAP Modificado e a Resistência à Tração, já o Tempo e o Módulo de Resiliência apresentaram baixa correlação e, por fim, o CAP 50/70 e o teor de 5,5 se mostraram não-representativos do modelo; (iii) a cal hidratada, de um modo geral, reduziu a absorção em longo prazo, porém, a tendência de estabilização das curvas se mostrou retardada quando em presença do material
Title in English
Estudos acerca da absorção de asfalto por diferentes agregados pétreos
Keywords in English
asphalt absorption
dense asphalt mixture
hydrated lime
resilience module
rice
tensile strength
Abstract in English
The purpose of this study is to present the results of experiments, made by factorial design, of the Asphalt Absorption in different types of aggregates, types and content of asphalts. In this regard, three types of aggregates from different mineralogical origins: basaltic, limestone and granite; three types of asphalt: CAP 30/45, CAP 50/70 and CAP Modified with polymers and three asphalt contents: 4,5%, 5% e 5,5%, were combined with each other and tested for a period of six months, to determine the long-term absorption, onwards Rice's method. The results were yet compared, also over a period of six months, with specimens composed by 1,5% of hydrated lime in substitution of part of the filler. Mechanical tests, such as Resilience Modulus and Tensile Strength, were also carried out for all the combinations cited, with dense asphalt mixtures (HMA) specimens. The results were (i) the long-term asphalt absorption didn't show a stabilization after the last proposed time (180 days), just a tendency after 30 days; (ii) the most representative long-term absorption elements, according to the factorial analysis were: CAP Modified and the Tensile Strength, opposite from the Time and the Resilience Modulus and, lastly, the non-representative elements, eliminated from the model, were CAP 50/70 and the content 5,5%; (iii) the hydrated lime, in general terms, reduced the asphalt absorption, but the linearization tendency was delayed by the presence of the material
 
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Publishing Date
2024-05-13
 
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