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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2013.tde-03092013-155923
Documento
Autor
Nome completo
Jemysson Jean de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2013
Orientador
Banca examinadora
Fernandes Júnior, José Leomar (Presidente)
Santos, Benjamim Jorge Rodrigues dos
Segantine, Paulo César Lima
Título em português
Experiência de implantação de sistema de gerência de pavimentos em cidade de médio porte - estudo de caso: Anápolis-GO
Palavras-chave em português
Barreiras institucionais
Infraestrutura
Pavimentos urbanos
Sistemas de gerência
Resumo em português
As cidades brasileiras enfrentam graves problemas na construção e manutenção de suas infraestruturas, que comprometem a qualidade de vida da população. Geralmente, como é o caso das obras viárias e, mais particularmente, dos pavimentos, tratam-se de obras e serviços que necessitam de investimentos vultosos e que deveriam, portanto, ser corretamente dimensionadas, executadas e mantidas ao longo da vida em serviço. Este trabalho trata dos Sistemas de Gerência de Pavimentos Urbanos (SGPU), relatando experiência de implantação em uma cidade de médio porte (Anápolis-GO), apresentando todas as etapas e fases de implantação, as barreiras institucionais que tiveram de ser vencidas, o entrelaçamento entre as áreas técnica, jurídica, administrativa, ambiental e política, os resultados e benefícios obtidos com a implantação do SGPU e as principais funções e utilidades, que incluem não só a otimização do planejamento das atividades de manutenção e reabilitação dos pavimentos, mas, também, o auxílio à prefeitura municipal na busca de recursos junto ao Governo Federal ou a outros órgãos de financiamento. Os resultados obtidos com a implantação do SGPU-Anápolis foram positivos, podendo-se destacar o auxílio em processo licitatório para contratação de obras de manutenção preventiva, sendo que, anteriormente, as opções se restringiam tão somente aos tapa-buracos e recapeamentos sem dimensionamento estrutural, o estímulo ao desenvolvimento da área de pavimentação junto aos cursos de Engenharia Civil existentes na cidade, com contratação de estagiários para atuação em todas as etapas, incentivo à implantação de uma gerência de infraestrutura urbana, com a compatibilização de todos os setores que se utilizam do sistema viário (transporte público, água, esgoto, drenagem, iluminação pública, telefonia, gás, energia elétrica, meio-fio, sarjetas, calçadas etc.), preparação de equipe para utilização de uma base comum de dados georreferenciados para a gerência da infraestrutura urbana, inclusive com contratação de estagiários de arquitetura de cursos existentes na cidade e região, formação e aperfeiçoamento técnico dos gestores públicos e tomadores de decisão em geral e, finalmente, desenvolvimento de um exemplo de processo sinérgico envolvendo a universidade, a iniciativa privada e a administração pública.
Título em inglês
Experience of pavement management system implementation in a medium-sized city - case study: Anapolis, State of Goias, Brazil
Palavras-chave em inglês
Infrastructure
Institutional barriers
Management systems
Urban pavements
Resumo em inglês
Brazilian cities face serious problems in the construction and maintenance of its infrastructure, which affect the quality of life. Generally, as in the case of road works and, more particularly, the pavements, these are works and services that require huge investments and should therefore be properly designed, built and maintained throughout the service life. This work deals with the Urban Pavements Management Systems, reporting deployment experience in a medium-sized city (Anapolis-GO), showing all the stages and phases of implementation, institutional barriers that had to be overcome, the entanglement between areas (technical, legal, administrative, environmental and political), the results and benefits obtained with the implementation and the main functions and utilities, which include not only the optimal planning of pavement maintenance and rehabilitation activities, but also aid to the municipal government in seeking funds from the federal government or other funding agencies. The results obtained three years after the implementation of SGPU-Anapolis are very positive, and it can be highlight the aid in the bidding process for preventive maintenance works, since the previous options were limited solely to patching and underdesigned overlays, stimulating the development of the paving area along the courses of Civil Engineering in the city, with hiring interns to work in all stages, encouraging the establishment of a management of urban infrastructures, with the compatibility of all sectors that use the roadway system (public transportation, water, sewage, drainage, street lighting, telephone, gas, electric, curbs, gutters, sidewalks etc.), preparation of staff for the use of a common set of georeferenced data for management of urban infrastructure, including hiring interns of architecture courses in the city and nearby town, training and technical improvement of public managers and decision makers in general, and finally, development of an example of synergistic process involving the university , the private sector and public administration.
 
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Data de Publicação
2013-09-16
 
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