• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.2017.tde-31072017-115913
Documento
Autor
Nombre completo
Emilson Antonio Martinez Roveri
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2004
Director
Tribunal
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Costa, André Lucirton
Escrivão Filho, Edmundo
Título en portugués
A simulação no ensino da gestão da produção
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Educação
Ensino
Simulação
Treinamento
Resumen en portugués
Os projetos pedagógicos dos cursos de engenharia de produção e de administração trazem em suas matrizes curriculares disciplinas que abordam assuntos relacionados à gestão da produção. Estes projetos pedagógicos procuram, com isto, desenvolver competências nesta área e, para tal, a maioria dos professores tem buscado este desenvolvimento por meio de aulas expositivas e de exercícios. Estas estratégias pedagógicas podem não ser suficientes para que competências para a solução de problemas pouco estruturados (inerentes à profissão de gestor da produção) possam ser desenvolvidas. Além disso, estas estratégias tradicionais contemplam apenas os estilos de aprendizagem de alunos que Kolb classifica como "assimiladores" e "convergentes". Neste trabalho é explorada a contribuição que a simulação pode trazer para o desenvolvimento de competências em gestão de produção e para a adequação de estratégias pedagógicas complementares a alunos com estilos de aprendizagem "divergentes" e "adaptadores". Para tanto, desenvolveu-se pesquisa bibliográfica seguida de uma experiência de utilização da simulação em uma turma do curso de administração de uma universidade. Os resultados provenientes de pesquisa com os alunos são analisados na conclusão desta dissertação, onde se pode constatar que a simulação contribuiu para potencializar a compreensão dos conceitos, teorias e técnicas de gestão da produção.
Título en inglés
Simulation in production management teaching
Palabras clave en inglés
Education
Learning
Simulation
Teaching
Training
Resumen en inglés
The pedagogic projects of the production engineering and administration courses bring, in their curriculum matrixes, disciplines that approach subjects related to production management. With that, these pedagogic projects try to develop competencies in this area and, for such, most teachers have sought this development by means of exposition and exercise classes. These pedagogic strategies may not be enough so that competencies, for the solution of little structured problems (inherent to the profession of production manager), may be developed. Besides, these traditional strategies contemplate only the learning styles of students Kolb classifies as "assimilators" and "convergent". This work explores the contribution that simulation may bring for the development of competencies in production management and for the adaptation of complementary pedagogic strategies to students with "divergent" and "adaptor" learning styles. For such, a bibliographic research was developed followed by an experience of the usage of the simulation in a university administration course class. The results derived from the research with the students are analyzed in the conclusion of this dissertation, where we may observe that the simulation contributed to increase the potential comprehension of the concepts, theories and techniques of production management.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-07-31
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.