• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2008.tde-29072008-132033
Document
Auteur
Nom complet
Naja Brandão Santana
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2008
Directeur
Jury
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento (Président)
Ometto, Aldo Roberto
Silva, Ricardo Siloto da
Titre en portugais
Responsabilidade socioambiental e valor da empresa: uma análise por envoltória de dados em empresas distribuidoras de energia elétrica
Mots-clés en portugais
Análise por envoltória de dados
Responsabilidade socioambiental
Valor da empresa
Resumé en portugais
A responsabilidade socioambiental tem assumido uma significativa importância no ambiente empresarial, principalmente devido ao contexto das políticas do Estado mínimo no Brasil, que reduziram o espaço para o Estado paternalista atender as necessidades sociais. Isso criou um novo cenário, onde o setor privado passou a assumir essa tarefa junto à sociedade. A partir da idéia do desenvolvimento sustentável, que objetiva criar um modelo econômico capaz de gerar riqueza e bem-estar, ao mesmo tempo em que promove a coesão social e impede a destruição do meio-ambiente, as empresas estão sendo obrigadas a atender, no seu funcionamento, o tripé da sustentabilidade empresarial: econômico, social e ambiental. O trabalho de pesquisa aqui relatado buscou analisar de que forma os investimentos em ações de responsabilidade socioambiental podem ser transformados em oportunidades de negócios para as empresas. Assim, o objetivo do presente trabalho é identificar a relação entre investimentos em responsabilidade socioambiental e o valor da empresa, em empresas distribuidoras de energia elétrica. O método de pesquisa consistiu em aplicar a técnica de análise por envoltória de dados (DEA) em 20 empresas brasileiras distribuidoras de energia elétrica, no período compreendido entre os anos de 2002 e 2006. Os resultados da investigação permitiram validar a hipótese de que o investimento em responsabilidade socioambiental é capaz de alterar positivamente o valor da empresa. Além disso, foi observada uma gradual adoção de ações socioambientais, por parte das distribuidoras de energia elétrica, no período estudado.
Titre en anglais
Social and environmental responsibility and company's value: a data envelopment analysis in electrical power companies
Mots-clés en anglais
Company's value
Data envelopment analysis
Social and environmental responsibility
Resumé en anglais
The social and environmental responsibility have taken a significant importance in the business environment, due mainly to context of Brazil's minimum state policies, which reduced the space for the paternalistic state to assist social needs. This has created a new scenario, in which the private segments started to take on this task along with society. Considering the idea of sustainable development, which aims at creating an economic model capable of generating wealth and welfare, and, at the same time promoting social cohesion and preventing environmental destruction, companies are being forced to serve, regarding their operation, the tripod of corporate sustainability: economic, social and environmental. The research here reported sought to examine how investments in social and environmental responsibility shares can be transformed into business opportunities for companies. So, the objective of this work is to identify the relationship between social and environmental responsibility investments and the company's value, in power dealer companies. The research method consisted of appling the data envelopment analysis (DEA) tool in 20 brazillian power dealer companies in the period between the years of 2002 and 2006. Research results let validate the assumption that investment in social and environmental responsibility is able to change positively the value of the company. Moreover, a gradual adoption of social and environmental actions by power dealer companies was seen in the period studied.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2008-08-04
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.