• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2002.tde-23052024-163450
Documento
Autor
Nombre completo
Neli Regina da Silveira Almeida Prado
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2002
Director
Tribunal
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Baranauskas, José Augusto
Traina, Antônio Fernando
Título en portugués
Uma arquitetura para ambientes de ensino-aprendizagem utilizando o modelo dos sistemas tutores inteligentes e agentes
Palabras clave en portugués
agentes Inteligentes
inteligência artificial distribuída
sistemas tutores inteligentes
Resumen en portugués
O ensino auxiliado por computador é uma alternativa atrativa de apoio aos estudantes que aprendem acompanhados por tutores humanos e também para os estudantes que aprendem sozinhos. Das diversas ferramentas computacionais de apoio ao ensino, destacam-se os Sistemas Tutores Inteligentes. Pesquisas recentes tem demonstrado a validade de utilizar conceitos e técnicas de inteligência artificial para a construção de ambientes de ensino-aprendizagem. Este trabalho propõe o uso de agentes inteligentes no desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem. Parte, a princípio, da conceituação de ambientes de ensino-aprendizagem e de agentes inteligentes. O estudo de agentes inteligentes envolve um variado número de propostas relativas a teorias de agentes, que dizem respeito às especificações das propriedades que os agentes devem possuir, a classificação destes agentes e as formas nas quais os mesmos podem ser organizados. Em seguida, apresenta ferramentas computacionais para apoiar o desenvolvimento de agentes. E, finalmente propõe uma arquitetura que é fundamentada no modelo dos sistemas tutores inteligentes, cujos componentes são implementados através da tecnologia de agentes e organizados a partir de conceitos da inteligência artificial distribuída. A arquitetura proposta busca trabalhar com aspectos relacionados a modularidade, flexibilidade e possibilidades de expansão de tais ambientes
Título en inglés
An architecture for learning enviromnents based on Intelligent tutoring systems' model and agents
Palabras clave en inglés
distributed artificial intelligence
intelligent agents
intelligent tutoring systems
Resumen en inglés
Computer-aided teaching is an attractive choice for supporting both tutor assisted and self-learning students. Among the various teaching tools, are the Intelligent Tutoring Systems. Recent research has pointed out the benefits of employing artificial intelligence concepts and techniques for building learning environments. This work proposes the usage of intelligent agents on the development of learning environments. Its starting point is the conceptualisation of learning environments and intelligent agents. The study of intelligent agents encompasses a varied number of proposals with regard to Agent's theories, which deal with the properties' specifications for those agents; their classification and the ways by which they can be organised. Next, the work presents computer tools for supporting the development of agents. Finally, it proposes an architecture based on intelligent tutor systems, whose components are implemented upon the agent's technology and organised from the concepts of distributed artificial intelligence. The proposed architecture considers aspects related to modularity, flexibility and growing potential of those environments
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-05-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.