• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2003.tde-21092022-160748
Documento
Autor
Nome completo
Emiliane Januário
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2003
Orientador
Banca examinadora
Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro (Presidente)
Alliprandini, Dario Henrique
Guerrini, Fabio Muller
Título em português
Práticas de identificação e busca de informações em benchmarking utilizadas por grandes empresas no Brasil
Palavras-chave em português
benchmarking
coleta de informações
melhores práticas
melhoria contínua
Resumo em português
Benchmarking é um processo contínuo que procura identificar padrões de excelência para produtos, serviços ou processos (melhores práticas) e então fazer as melhorias necessárias para alcançar esses padrões. Sua utilização como instrumento para promover a melhoria contínua tem auxiliado as empresas a enfrentar a concorrência atual e a atingir seus objetivos estratégicos. A pesquisa estuda a etapa do processo de benchmarking que trata da coleta de informações sobre as melhores práticas. O planejamento e a condução adequados dessa etapa são fundamentais para o sucesso do benchmarking, pois possibilitam um melhor entendimento sobre os processos com desempenho superior. A maneira como as organizações tratam essa questão é investigada e analisada por meio de uma pesquisa de campo.
Título em inglês
Information search and identification practices in benchmarking used by large size companies in Brazil
Palavras-chave em inglês
benchmarking
best practices
continuous improvement
data collection
Resumo em inglês
Benchmarking is a continuous process that aims to identify the highest standards in products, services or process (best practices) in order to define the irnprovements that are necessary to reach those standards. Its use as a tool for continuous improvement has been helping organisations to crate or keep competitive advantage and reach their strategic goals. This dissertation is focused on the part of the benchmarking that envolves gathering information on best practices companies. The adequate planning and development of this stage of the process are critical for its success because it allows a best understanding about the best practices. The way that organisations deal with this part of the benchmarking is investigated and analyzed through a survey.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-09-21
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • JANUÁRIO, Emiliane, e CARPINETTI, L. C. R. A coleta de informações no processo de benchmarking: principais fontes utilizadas e dificuldades. In XXIII ENEGEP- Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Ouro Preto, 2003. Anais do XXIII ENEGEP., 2003.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.