• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2003.tde-16052024-145210
Document
Auteur
Nom complet
Elaine de Oliveira Machado
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2003
Directeur
Jury
Cazarini, Edson Walmir (Président)
Farah, Osvaldo Elias
Tachibana, Wilson Kendy
Titre en portugais
Análise estratégica na gestão de pequenas empresas de prestação de serviços : proposição de um modelo no setor hoteleiro de São Carlos
Mots-clés en portugais
empreendedor hoteleiro
gestão das organizações hoteleiras
gestor na pequena hotelaria
pequena empresa hoteleira
planejamento estratégico
sistemas de informação
Resumé en portugais
O objetivo principal desta pesquisa é adequar e aprimorar, para o setor de serviços, um roteiro de planejamento estratégico, elaborado para pequenas empresas industriais, por meio da aplicação em pequenas empresas de hotelaria. O planejamento estratégico se encontra pouco difundido na pequena empresa. As pequenas empresas brasileiras não têm uma cultura de planejamento estratégico. A falta de planejamento estratégico na pequena empresa implica numa ineficiência nas suas tomadas de decisões estratégicas. As pequenas empresas de hotelaria se caracterizam pela falta de utilização do planejamento estratégico nas suas tomadas de decisões. A metodologia de aplicação a ser desenvolvida será da pesquisa-exploratória, a qual consiste numa categoria de pesquisa qualitativa, cujo objetivo de estudo é descrever, registrar, analisar e interpretar os fenômenos, procurando conhecer o seu funcionamento presente. Para atingir os objetivos propostos realizou-se um trabalho de campo em quatro hotéis da cidade de São Carlos (SP). Como resultado sistematizou um roteiro de planejamento estratégico próprio para o setor de serviços hoteleiro. Desta forma, a importância desta pesquisa está na contribuição acadêmica que se pretende oferecer aos pesquisadores, executivos pertencentes ao ramo de hospedagem, e outras instituições interessadas no assunto, no sentido de promover um maior entendimento sobre as práticas de planejamento estratégico aplicado na pequena empresa hoteleira
Titre en anglais
Strategic analysis in the administralion ofsmall installment companies and services : proposition of a model in the hotel section of São Carlos
Mots-clés en anglais
hotel entrepreneurs
information systems
management of hotel organizations
management of small hotel companies
small hotel company
strategic planning
Resumé en anglais
The main objective of this research is to adapt and improve a route of strategic planning, elaborated for small industrial companies, through its application in small hotel companies. The strategic planning has been little spread in small companies. The small brazilian companies do not have a culture of strategic planning and states that the lack of strategic planning in small companies implicates in an inefficiency in their making of strategic decisions. The that small hotel companies are characterized by the lack of use of strategic planning in their making of decisions. The application methodology to be developed will be research-exploratory. It consists of a category of qualitative research, whose study objective is to describe, register, analyze and interpret the phenomena in order to know their present operation. To reach the objectives proposed in this research a field work was developed in four hotels São Carlos (SP) a result the systematization a route of strategic planning is for the section of hotel services. Thus, the importance of this research lies upon the academic contribution that it intends to offer to researchers, executives belonging to the lodging branch and other interested institutions in the subject, in the sense of promoting a larger understanding of the practices of applied strategic planning in small hotel companies
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.