• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-14012009-225604
Documento
Autor
Nome completo
Ana Paula do Carmo Marcheti Ferraz
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2008
Orientador
Banca examinadora
Cazarini, Edson Walmir (Presidente)
Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez
Caritá, Edilson Carlos
Kuri, Nidia Pavan
Silva, Antonio Nelson Rodrigues da
Título em português
Instrumento para facilitar o processo de planejamento e desenvolvimento de materiais instrucionais para a modalidade a distância
Palavras-chave em português
Design instrucional
Educação à distância
Estilos de ensino e aprendizagem
Material instrucional
Taxonomia de objetivos cognitivos
Resumo em português
Com o significativo crescimento da Educação a Distância (EaD), surge a preocupação e a necessidade de um olhar qualitativo diferenciado para todas as atividades que estão, direta ou indiretamente, relacionadas à área. Esse olhar qualitativo deve ser embasado em pressupostos científicos e não em empirismo, como se vê no encaminhamento dado por diversas instituições. Considerando que a qualidade do todo é conseguida pela qualidade das partes que o compõem, a da educação a distância é conseguida por meio da somatória da qualidade da execução de diversas atividades - como tutoria, gestão e coordenação de processo, dentre outras - e dos instrumentos utilizados - como material instrucional (MI) e sistemas gestores de aprendizagem -, que devem estar integrados não apenas ao contexto educacional ao qual pertencem, mas também a uma realidade flexível e dinâmica, imposta pela própria modalidade. O foco desse trabalho está na qualidade do processo de planejamento de um MI, considerado como o instrumento que integra agentes, atividades, tecnologias e estratégias de ensino e aprendizagem. A partir de uma profunda atividade de pesquisa bibliográfica relacionada à EaD, aos estilos de ensino e aprendizagem, à taxonomia de objetivos cognitivos e às mídias, de caráter exploratório e prático, propõe-se a utilização de uma diretriz para planejar materiais instrucionais, tendo como objetivo o efetivo desenvolvimento cognitivo, realizado por meio da estimulação e motivação para aquisição de novos conhecimentos, de competências, de habilidades, e direcionando para uma mudança de atitude em relação ao saber adquirido.
Título em inglês
A framework for planning instructional subject matter for distance education
Palavras-chave em inglês
Distance education
Instructional content
Instructional design
Instructional subject matter
Learning and teaching styles
Taxonomy of educational objectives
Resumo em inglês
With the significant increase in Distance Education (DE) there is a significant and different concern about the quality related to all activities that are directly or indirectly related to it. Whereas the quality of the whole is achieved by the quality of its parts; at distance education this is achieved through the summation of the quality of different activities such as mentoring, tutoring, educational management, among others, as well as the instruments used as instructional subject matter (ISM), learning manager systems (LMS), which should be integrated not only to the educational context to which they belong, but also to a flexible and dynamic reality imposed by the modality. The focus of this work is at the quality of the process of planning ISM as it has been considered the instrument that integrates staffs, technology and learning/teaching strategies. Based on the bibliographical revision about distance education, learning and teaching styles, medias and taxonomy of educational objectives a framework for planning ISB was designed and it was submitted to specialists' critiques, suggestions and considerations to verify its consistency and applicability toward the effectiveness cognitive development achieved by means of stimulation and motivation for new knowledge, skills, ability the acquisition and consequently to a change of attitude towards the of what has been perceived, discovered, or learned.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2009-02-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.