• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2018.tde-11072018-093754
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Renato Bueno
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2000
Orientador
Banca examinadora
Tachibana, Wilson Kendy (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Figueiredo, Reginaldo Santana
Título em português
Utilização do ABC como apoio ao processo de tomada de decisões na logística de distribuição: um caso da indústria de bebidas na região de Sorocaba
Palavras-chave em português
ABC
Logística
Suporte a decisões
Resumo em português
Elaborou-se um estudo com o intuito de estabelecer uma avaliação quantitativa dos inter-relacionamentos entre as atividades. Pretendeu-se evidenciar como uma alteração em uma das atividades possa alterar o relacionamento entre todas as atividades, ainda que de forma quantitativa. Este método foi testado em uma empresa de bebidas, mais especificamente em seu setor de logística, pois este apresentava uma grande quantidade dos requisitos necessários para um teste piloto. Esta aplicação experimental permitiu a validação do método referido e o sistema de informações de custos que mais se adequou foi o ABC. Ressaltamos porém que os sistemas de custeio tradicionais, a teoria das restrições o método UP e o Target Costs também foram considerados como possíveis no fornecimento de informações para o teste do método. O método ao ser implementado, nesta empresa do ramo de bebidas, mostrou-se eficiente, porém será necessário o apoio de um melhor sistema de informações de custos, notadamente nos seus aspectos de envolvimento de pessoas responsáveis pelas informações e pelo direcionamento filosófico da empresa.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
not available
Resumo em inglês
It was elaborated a study which establishes a quantitative valuation of the interrelationships among activities. It was intended to establish how a change on one of the activities could change the relationship among all activities, even though in a quantitative form. This method was testified in a beverage company, more specifically at it logistic area, because it presented a large quantity of the necessary requirements for a pilot test. This experimental application allowed the acknowledgement of the mentioned method and ABC was the information costs system more appropriate, however it might be pointed out that the Traditional costs system, the Theory of constraints, the UP costing method and the Target Costing also were considered as possibilities to supply information for the test. The method implementation, in a beverage company, showed it efficiency, but it will be necessary the support of a better costs information system, regarding its aspects of envolvement by information responsable people and philosophic company tendency.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-07-12
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.