• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2007.tde-11062007-111403
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo de Carvalho Turati
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2007
Orientador
Banca examinadora
Musetti, Marcel Andreotti (Presidente)
Alliprandini, Dario Henrique
Escrivao Filho, Edmundo
 
Título em português
Aplicação do lean office no setor administrativo público
Palavras-chave em português
Administração pública
Lean office
Prefeitura
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo aplicar conceitos do lean office em procedimentos administrativos do setor público. Essa proposta tem como base à aplicação de conceitos que foram criados para serem utilizados na manufatura, como a produção enxuta ou o lean manufacturing. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre administração púbica, dado o contexto da pesquisa, e após sobre os conceitos da produção enxuta, que foi desdobrado nos conceitos do escritório enxuto, conceito esse conhecido também como lean office. O método da pesquisa utilizado foi à pesquisa-ação, cujo desenvolvimento deu-se na Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura Municipal de São Carlos, estado de São Paulo. Coletou-se dados, com o objetivo de elaborar o mapeamento dos procedimentos e compor os elementos necessários sobre o seu funcionamento. Nesta etapa foram utilizados a observação direta, reuniões com um grupo de funcionários e análise dos documentos existentes. Ao final, obteve-se, primeiro, uma contribuição teórica, pois os conceitos do lean office foram aplicados em uma organização pública, ambiente este que difere do ambiente onde rotineiramente os conceitos lean são aplicados (manufatura), e segundo, os procedimentos administrativos do setor público propostos apresentaram melhorias em sua estrutura e desempenho. Parte das propostas sugeridas foram implantadas, como foi o caso do procedimento de atendimento fiscal a população, onde as etapas foram reduzidas de 5 para 1 e a agregação de valor no procedimento aumentou de 4,5% para 33,3%. Esses resultados foram derivados da redução de etapas de trabalho desnecessárias, da redução de tempos de processamento e eliminação de atividades que não agregavam valor. Dessa forma, concluiu-se que é possível aplicar os conceitos do lean office no setor administrativo público estudado, considerando em sua aplicação as adaptações pertinentes à organização.
 
Título em inglês
The application of lean office concepts to public administration sectors
Palavras-chave em inglês
City hall
Lean office
Public administration
Resumo em inglês
This study apply lean office concepts in administrative procedures within the public sector. The concept of lean manufacturing, originally devised for production management, served as a basis for the analysis. A bibliographical survey on public administration was initially conducted, followed by a survey on lean manufacturing and its derivative concept of lean office. The action research method was adopted, and the work was developed at the city Secretary of Finance, in the city of Sao Carlos, Brazil. At the initial stages, the research focused on gathering data to allow for a comprehensive mapping of functions and procedures within the department. This phase included direct observation, meetings with the staff and the analysis of existing documentation. The work developed into both theoretical and practical contributions, as the lean management concepts were progressively adapted to the reality of the public administration environment, which differs significantly from the production environments to which these concepts were originally directed. Modifications suggested by the study were implemented, leading to relevant improvements in the structure and performance of administrative procedures. The customer service on fiscal matters, for instance, showed a 5 to 1 reduction on service steps and an increase from 4.5% to 33.3% in added value. Such improvements resulted from the cutback in unnecessary tasks, the reduction of processing times and the elimination of activities that did not add value to the services. The results revealed that the lean office concepts can be a valid approach in the administrative optimization of the public sector organization studied, provided that the proper adaptations are taken into account.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Turati.pdf (3.90 Mbytes)
Data de Publicação
2007-06-20
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores.
CeTI-SC/STI
© 2001-2024. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.