• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.2006.tde-10072006-095021
Documento
Autor
Nombre completo
Sérgio Ney Padilha Garcia
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento (Presidente)
Guerrini, Fabio Muller
Torkomian, Ana Lúcia Vitale
Título en portugués
A rentabilidade na cadeia de suprimentos vista estrategicamente a partir da margem de contribuição: o caso da indústria do álcool combustível no estado de São Paulo
Palabras clave en portugués
Cadeia do álcool - margem de contribuição
Proálcool
Rentabilidade estratégica e mercadológica
Resumen en portugués
O proálcool e especificamente a cadeia do álcool hidratado vivem atualmente um momento crucial. Recém saída de um período conturbado que, apesar de todas as regulamentações, pretensa proteção governamental, e até bom potencial mercadológico quase finaliza em morte precoce, tem sua redenção anunciada. A diferença fundamental é que na base da redenção anunciada está o elemento mais importante da cadeia: o consumidor final. Entendê-lo, decodificar suas necessidades e vontades é a chave da prosperidade. Este é o grande desafio desta cadeia como um bloco. Nenhum negócio prospera em mercados livres e desregulamentados sem o elemento rentabilidade presente. Numa cadeia dessa importância e envergadura, com seus vários elementos independentes, é de fundamental importância estratégica a visão da rentabilidade a partir da apropriação de margens de contribuição por seus elos independentes, em porções equilibradas do total agregado, que possibilitem vida saudável para todos. Esta visão estratégica, entretanto, vai muito além da disputa por preços e custos absolutos a serem cobertos. O cerne da questão está na criação de valor ao cliente, que pagará preços rentáveis, podendo ser maiores ou menores do que os obtidos em situação menos apropriada mercadologicamente. Este trabalho estuda a rentabilidade na cadeia de suprimento, num estudo de caso do álcool combustível no estado de São Paulo, vista estratégicamente a partir da margem de contribuição, como base de melhor entendimento de um caminho promissor do negócio.
Título en inglés
The profitability in the supply chain seen strategically starting from the contribution margin: the case of the fuel alcohol industry in the state of São Paulo
Palabras clave en inglés
Alcohol chain – contribution margin
Proalcohol (program)
Strategic and marketable profitability
Resumen en inglés
Proálcool (program) and specifically the chain of the hydrated alcohol pass through a cruciate moment now. Newly coming out of a disturbed period that, in spite of all regulations, assumed government protection and even a good marketable potential, almost ended in early death, they have had their redemption announced. The essential difference is that in the basis of the announced redemption is the most important part of the chain – the final consumer. To understand him, to decode his needs and wills is the key of prosperity. As a block this is the great challenge of this chain. Without rules, no business succeeds in free markets and much less without the component profitability present. In a chain of such importance and scope with its several independent parts, the profitability vision departing from appropriation of contribution margins, for each of its links, in balanced shares of the added total is of basic strategic importance, to make possible healthy life for all. This strategic vision, however, goes a lot besides dispute for prices and absolute costs to be covered. The essence of the subject is in the creation of value to the customer, that will pay profitable prices which could be higher or smaller than those acquired in a less suitable marketable condition. This work studies profitability in the supply chain in a study of case of the fuel alcohol in the state of São Paulo through the contribution margin strategically, as the starting point of a better understanding of a promising way of business.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-02-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.