• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.2017.tde-10022017-155403
Documento
Autor
Nombre completo
Cibele Aparecida Rodrigues Barbosa
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2003
Director
Tribunal
Moccellin, João Vitor (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Título en portugués
PONet: um protótipo de ambiente para ensino de engenharia a distância
Palabras clave en portugués
Educação à distância
Ferramentas de educação à distância
Pesquisa operacional
Resumen en portugués
O uso de novas tecnologias, do computador e da internet na educação viabiliza o estudo de uma nova maneira de transmissão de conhecimento. Um novo modelo de ensino-aprendizagem está se impondo no mundo inteiro. Ele é conhecido como Educação a Distância que se propõe em estender os sistemas educativos formais nos seus diferentes níveis aos setores da população que não possuem acesso aos mesmos. Com a necessidade desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de criar uma ferramenta de ensino a distância (protótipo) para ensinar engenharia, mas poderia ser utilizada por cursos de qualquer área. Como exemplo e caso prático, utilizou-se uma disciplina na área de Engenharia de Produção "Técnicas de Seqüenciamento e Programação de Operações em Máquinas" para auxiliar no aprendizado e na aplicação das técnicas de programação da produção podendo ser aplicado na área acadêmica ou nas indústrias surgindo assim o PONet.
Título en inglés
PONet: an environment archetype for education distance engineering
Palabras clave en inglés
Distance education tools
Education in the distance
Operational research
Resumen en inglés
The use of new technologies, of the computer and internet on education make possible the study of a new way of knowledge transmission. A new model of teach-learning have been imposed worldwide. It is known as Distance Education that it considers in extending the formal educative systems in different levels to the sectors of the population that do not possess access to the same ones. With the necessity it was developed a research with the objective to create a distance education tool (archetype) to teach engineering but it could be used by courses of any area. As practical example and case it was used a discipline in the area of production engineering "Techniques of Sequencing and Scheduling in Machines" to assist in the learning and in the application of the programming techniques in the production, being able to be applied in the academic area or in the industries thus appearing the PONet.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-02-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.