• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.18.2008.tde-09102008-094512
Document
Auteur
Nom complet
Suzana Xavier Ribeiro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2008
Directeur
Jury
Escrivão Filho, Edmundo (Président)
Carvalho, Juliano Maurício de
Peçanha, Dóris Lieth Nunes
Titre en portugais
Gestão estratégica da comunicação na pequena empresa: estudo comparativo de casos de empresas hoteleiras da região central do Estado de São Paulo
Mots-clés en portugais
Comunicação organizacional
Gestão estratégica
Hotelaria
Pequena empresa
Resumé en portugais
O principal objetivo desta pesquisa é propor ações de aperfeiçoamento da gestão da comunicação organizacional na pequena empresa, visando maior eficácia estratégica. Como objetivos secundários, pretende-se: identificar as características do processo estratégico nas empresas estudadas; identificar a prática da gestão da comunicação organizacional nas empresas e seu uso no nível estratégico; analisar a influência das particularidades do setor de serviços (hoteleiro) nas características do processo estratégico e nas práticas de comunicação organizacional e analisar a influência das especificidades organizacionais da pequena empresa, nas características do processo estratégico e nas práticas de comunicação organizacional. O tema da pesquisa é gestão estratégica da comunicação organizacional, entendida como responsável por orientar toda a comunicação que é gerada na organização, como fator estratégico para o desenvolvimento organizacional. Com relação aos métodos da pesquisa, optou-se por realizá-la em duas fases. A primeira, quantitativa, teve como objetivo principal atualizar o mapeamento de todas as empresas hoteleiras da região central do Estado de São Paulo, além de analisar as principais características dessas empresas e de seus dirigentes. Na segunda fase, uma pesquisa qualitativa realizada em seis empresas, foi usado o método comparativo de casos. Para a coleta de dados, optou-se pelo uso de entrevistas e de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas, além da observação livre. Como resultado, foram propostas nove recomendações para a melhoria da gestão estratégica da comunicação nas pequenas empresas, como unir o engajamento dos colaboradores e a construção de imagem institucional forte aos objetivos organizacionais.
Titre en anglais
Strategic management of communication in small business: a comparative study of cases of hotel companies in the region's central state of Sao Paulo
Mots-clés en anglais
Organizational communication
Sector of services hotel
Small business
Strategic process
Resumé en anglais
The aim of this study is to propose action to improve the management of organizational communication in small business, aiming at a higher strategic efficacy. As secondary objectives, it aims to identify the characteristics of the strategic process in companies studied and the practices of the organizational communication management and its use on the strategic level, as well as analyze the influence of peculiarities of services hotel sector on both the characteristics of the strategic process and the practices of organizational communication. The research theme is the strategic management of organizational communication, as being responsible for directing all the communication generated in the organization as a strategic factor for the organizational development. The research methods, were accomplished in two different aspects. The first one was quantitative and its main objective is to update the mapping of all hotel companies in São Paulo central region, as well as analyze the main characteristics of both companies and their managers. The second one was a qualitative research accomplished in six business enterprises. Then the comparative cases method was used. Interviews, questionnaires with determined and undetermined questions as well as free observation were used for the data collection. The result of this research was the indication of nine aspects to be followed for the improvement of strategic communication management in the small business. One of them is the union of both the workers and the construction of a strong institutional image of the organizational objectives.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
SuzaXavierRibeiro.pdf (1.27 Mbytes)
Date de Publication
2008-10-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2021. Tous droits réservés.