• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.18.2017.tde-07042017-110122
Documento
Autor
Nome completo
Rogério de Paula Lenza
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2001
Orientador
Banca examinadora
Bremer, Carlos Frederico (Presidente)
Belhot, Renato Vairo
Dib, Cláudio Zaki
Título em português
Uma proposta para o aprendizado de gestão da produção utilizando-se um modelo de referência
Palavras-chave em português
Ensino de engenharia
Gestão da produção
Modelos de referência
Resumo em português
O cenário atual, para as empresas de manufatura, é marcado por mudanças no comportamento dos clientes, competidores e fornecedores de uma empresa. Tais mudanças exigem um esforço contínuo para a manutenção da competitividade, fazendo assim com que as empresas busquem implementar ações de melhorias e novas tecnologias. Porém, a simples adoção e implementação de uma ação de melhoria não garante a competitividade da empresa. É preciso, também, preocupar-se com elemento primordial na implantação e absorção de tais ações - o homem, capacitando-se com conhecimentos que o auxiliem no processo de decisão. Tal processo de capacitação acontece, em grande parte, na formação do profissional pelas Universidades. Todavia, nota-se que a educação em engenharia, ainda atua sob as formas tradicionais de ensino, não acompanhando as mudanças que ocorrem e preparando um profissional para uma realidade passada, diferente da atual. Tal situação apresenta a possibilidade de se investir em propostas de ensino e aprendizagem. Esse trabalho apresenta uma proposta para o ensino e aprendizagem dos conceitos de Gestão da Produção por meio do uso de Modelos de Referência.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
Engineering education
Production management
Reference models
Resumo em inglês
The actual scenario, for the manufacturing enterprises is marked for great changes in customers, competitors and suppliers behavior of an enterprise. Those changes require a continuous effort to keep the competitiveness, making, by this way, that the enterprise look toward to implement new technologies and improvement actions. However, just the implementation of an improvement action cannot guarantee the enterprise competitiveness. It is also necessary to give attention for the main element involved in the implementation absorption of such action - the human, giving him the knowledge to assist in a decision process. This qualification process, happen, mostly in the professional education done by the Universities. However, it can be realized, that the engineering education still working with the traditional education forrns, and do not follow the happening changes, preparing, with this, a professional for an past reality, different from the actual one. This situation shows the possibility to invest in new teaching and learning proposals. This work presents a proposal for the teaching/learning process for the Production Management concepts using, for this, a Reference Model.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-04-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.