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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2016.tde-06052016-143213
Document
Auteur
Nom complet
Aline Cazarini Felicio
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2002
Directeur
Jury
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento (Président)
Silva, Ethel Cristina Chiari da
Traina, Antonio Fernando
Titre en portugais
Auxílio do Data Warehouse e suas ferramentas à estratégia de CRM analítico
Mots-clés en portugais
Customer relationship management
Data mining
Data Warehouse
On line analytical process
Sistemas de apoio à decisão
Sistemas de informação
Resumé en portugais
Atualmente, uma das grandes vantagens competitivas que uma empresa possui em relação a seu concorrente é a informação sobre seu cliente. As estratégias de Customer Relationship Management (CRM), propiciam o profundo conhecimento do cliente, para que a empresa possa tratá-lo de forma personalizada e reconhecê-lo como seu principal patrimônio. Segundo TAURION (2000) e DW BRASIL (2001), para suportar essa tecnologia, é necessário que as empresas possuam um repositório de dados históricos de clientes. O Data Warehouse (DW) possui diversas características que utilizam, de forma adequada e eficiente, ferramentas de desenvolvimento de modernos bancos de dados. Através da ferramenta Data Mining (DM), é possível descobrir novas correlações, padrões e tendências entre informações de uma empresa pela extração e análise dos dados do DW. A análise dos dados também pode ser feita através de sistemas On Line Analytical Proccess (OLAP), os quais ajudam analistas a sintetizar informações sobre as empresas, por meio de comparações, visões personalizadas, análise histórica e projeção de dados em vários cenários. Diante deste contexto, parece possível afirmar que o DW, juntamente com o OLAP, podem proporcionar grande suporte à estratégia de CRM. Desta forma, esta pesquisa apresenta como objetivo identificar e analisar as principais contribuições que o DW e suas ferramentas podem dar à estratégia CRM Analítico.
Titre en anglais
The helpful that DW and your tools can give to the strategy of CRM analytic
Mots-clés en anglais
Customer relationship management
Data mining
Data Warehouse
Decision support systems
Information systems
On line analytical process
Resumé en anglais
Nowadays, the great competitive advantage that a company possesses in relation to your competitor is the information about its customer. The strategies of Customer Relationship Management (CRM) provide deep knowledge about the customer, so that the company can treat them in a personalized way and it recognizes them as its main patrimony. According to TAURION (2000) and DW BRASIL (2001), to support that technology, it is necessary that the companies possess a repository of customers' historical data. Data Warehouse (DW) possesses several characteristics that use, in appropriate and efficient way, tools of development of modern databases and, through the too Data Mining (DM) discovers new correlations, pattems and tendencies among information of a company, for the analysis of the data of DW. The analysis of the data can also be made through the systems On Line Analytical Proccess (OLAP), which help analysts and executives to synthesize information on the companies, by means of comparisons, personalized visions, historical analysis and projection of data in several sceneries. In this context, it can be stated that DW and DM can provide great support to the strategy of CRM. Thus, this work presents as objective to identify the main contributions that DW and their tools can give to the strategy of Analytical CRM.
 
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Date de Publication
2016-05-06
 
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