• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2006.tde-04012007-144836
Documento
Autor
Nome completo
Valtemir de Alencar e Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2006
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Daniel Capaldo (Presidente)
Musetti, Marcel Andreotti
Silva, Sérgio Luis da
Título em português
Proposta de interface entre a WBS do projeto e a configuração do produto: uma contribuição para o acompanhamento de projetos
Palavras-chave em português
Apontamento de projetos
Gerenciamento da configuração
Gerenciamento de projetos
Item da configuração
Pacote de trabalho
Resumo em português
Este trabalho investiga a integração entre a gestão de itens da WBS de projetos e os itens da configuração de produtos, visando um acompanhamento mais eficiente de projetos de desenvolvimento de produto. Trata-se de uma pesquisa-ação na qual se propôs um modelo de interface entre sistemas de gestão de projetos e sistemas de gestão de configuração e empreendeu-se uma análise de sua aplicação em uma empresa de desenvolvimento de software. A interface define um mecanismo para apurar o trabalho desenvolvido, a partir das alterações dos itens da configuração e, através do relacionamento entre estes itens e os pacotes de trabalho da WBS, exportar as informações sobre início, término e trabalho realizado para as respectivas atividades do projeto. O seu objetivo é auxiliar o acompanhamento em projetos complexos, seja com um grande número de atividades, ou aqueles realizados por consórcios de empresas. São apresentados os conceitos básicos sobre gerenciamento de projetos e gerenciamento da configuração do produto; além dos processos, atividades relacionadas e análise comparativa entre os sistemas de gerenciamento existentes. Os resultados obtidos foram: um levantamento dos principais problemas relacionados com a relação entre sistemas de gestão de projetos e de gestão de configuração, uma lista de requisitos para a integração destes sistemas, a definição e modelagem de uma interface que apóie esta integração e um exemplo prático de aplicação da interface proposta.
Título em inglês
Propose of an interface between project WBS and product configuration: a contribution to project tracking
Palavras-chave em inglês
Configuration item
Configuration management
Project management
Project tracking
Work package
Resumo em inglês
This work performs an investigation about the WBS and product configuration items, aiming to improve the tracking activity during the project management effort. It is an action research in witch was proposed a model to integrate project management and configuration management systems and was analyzed this model through the application in a specific software development company. The interface defines a way to identify the project work from the configuration item changes at change management application and review information about start, finish and performed work at project management ones. In challenger project’s, involving to much activities or complex enterprise clusters, tracking is a complex activity because it is dependent to the capacity to measure all project results. This work presents the basic concepts about project management and configuration management, the activities related to these topics, and project management software evaluations. The results are: an study of the problems and requirements related with the WBS and configuration items integration; requirements for this kind of application; the design of an interface to support the integration of the traditional and simple project management and configuration management applications; and a practical example to the use of this interface.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2007-01-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.