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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2019.tde-30092019-113207
Documento
Autor
Nome completo
Alessandra Mantovaneli
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2019
Orientador
Banca examinadora
Espindola, Evaldo Luiz Gaeta (Presidente)
Anelli, Renato Luiz Sobral
Guimarães, Ester Feche
Philippi Junior, Arlindo
Silva, Ricardo Toledo
Título em português
Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana
Palavras-chave em português
Avaliação de Políticas Públicas
Avaliação de Sustentabilidade
Ensino-pesquisa-extensão
Indicadores
Transformação social
Resumo em português
O projeto Observatório de sustentabilidade - aprendizagem e inovação para a gestão urbana é uma pesquisa aplicada, multidisciplinar, que investiga a questão da efetividade das ações na interface academia-sociedade, sob pesquisa-ação no município. Realizou o objetivo de desenvolver e testar um modelo dialógico para contribuir com a sustentabilidade urbana por meio da relação IES/Municípios buscando a efetividade nos resultados para as políticas públicas. Utilizou abordagem interdisciplinar no processo de construção coletiva do seu modelo a partir de uma rede de atores nas IES em ações e práticas intraorganizacionais multidisciplinares e interorganizacionais em colaboração com atores nos municípios. Comprovou a hipótese que qualificar modelos dialógicos na relação IES/Municípios resulta maior efetividade às práticas para a sustentabilidade municipal, para o estabelecimento de novas políticas, alcance à continuidade das ações e condições de replicabilidade do modelo nessa dialógica. Alcançou resultados de estímulo à participação em ações transversais e integradas entre as divisões no executivo e legislativo do governo local para a gestão que privilegia a sustentabilidade e apoio à formulação de políticas públicas municipais para o desenvolvimento sustentável; da estruturação de uma rede de atores extraorganizacional às universidades para a colaboração em ações para a sustentabilidade municipal; de aprendizagem recíproca no desafio do diálogo participativo com contribuições ao ensino, à pesquisa, à extensão e à qualificação dos gestores municipais que promove a transformação social. Verificou três questões-chave na educação e na gestão do município, para a sustentabilidade urbana. Compreendendo sustentabilidade para a melhoria na qualidade de vida orientada às necessidades humanas.
Título em inglês
Sustainability's Observatory - learning and innovation for urban management
Palavras-chave em inglês
Extension Education and Research
Municipal indicators
public policies assessment
Social change
Sustainability assessment
Resumo em inglês
The Sustainability's Observatory project - learning and innovation for urban management is a multidisciplinary research, applied, which investigates the question of the effectiveness of actions of the society-academia interface in Brazilian municipalities, in action research. Focused in to study of the aspects that try promote the municipal sustainability in HEIs/municipalities dialogue, seeking greater effectiveness in process results for public policies. Uses interdisciplinary approach in the process of the cooperative learning process of your model from a network of actors in HEIs in the actions multidisciplinary and interorganizational within organizational practices in collaboration with actors in the municipalities. It reached results on the prove that effectively the betterment in this relationship in society-academia dialogue, of the actors and the model reach the continuity of actions and possibility activities their replication. It reached results on the assumption that the betterment in this relationship in HEIs/Municipalities dialogue, of the actors and the model reach effectively for the sustainability's action, the continuity of actions and activities and possibility their replication. It has achieved results to stimulate participation in cross-cutting and integrated actions between the executive and legislative divisions of local government for management that favors sustainability and support to the formulation of municipal public policies for sustainable development; structuring a network organizational outside actors to universities for collaboration in practice for municipal sustainability for sustainability in the municipalities and models that incorporate the challenge of participatory dialogue with contributions to teaching, research, extension the extension and qualification of municipal managers promoting social transformation. Were verified three key issues for urban sustainability in the education and management of the municipality, understanding sustainability for the improvement in the quality of life oriented to human needs.
 
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Data de Publicação
2019-10-03
 
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