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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.2008.tde-13052024-150722
Document
Author
Full name
Isabel Silva Dutra de Oliveira
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Carlos, 2008
Supervisor
Committee
Ranieri, Victor Eduardo Lima (President)
Malheiros, Tadeu Fabricio
Moretto, Evandro Mateus
Salvador, Nemésio Neves Batista
Sánchez, Luis Enrique
Title in Portuguese
Alternativas para implementação da avaliação ambiental estratégica no Brasil
Keywords in Portuguese
aeroporto
avaliação ambiental estratégica
drenagem urbana
informação
participação da sociedade
sustentabilidade
Abstract in Portuguese
O presente estudo discute a sustentabilidade e os instrumentos criados para concretizá-la. Expõe a preocupação com o enfraquecimento da ênfase ambiental da sustentabilidade em favor da sustentabilidade integrada, o que indica estar maquiando um processo que pretende ver a permanência da desigualdade e da pobreza. A avaliação ambiental estratégica (AAE), instrumento adotado para avaliação do impacto ambiental de políticas, planos e programas e muito apropriado para integrar o processo decisório de políticas públicas e agrega a discussão conceitual de adjetivação, ambiental ou integrada, à sua prática. O universo da AAE é identificado em seu contexto histórico/conceitual e processual legal/institucional e operacional/metodológico. As experiências de outros países e as demandas internacionais são entendidas como estímulo e devem ser utilizadas como subsídio à construção de uma AAE brasileira. O estudo realizado indica a construção de uma AAE ambiental no Brasil e destaca especificidades e peculiaridades associadas diretamente ao estágio brasileiro de planejamento e processo decisório, associadas também à sua organização político/institucional e legal, à garantia de participação da sociedade e à necessidade de informação. Destaca ainda o papel da informação, por meio da base de referência, como elo integrador da AAE, o qual sendo prévio e participativo é indispensável a um processo decisório ambientalmente sustentável. Utiliza também o arcabouço teórico conceitual de AAE e o seu vínculo com o processo decisório em dois exemplos: o plano intermodal de carga do estado de São Paulo/internacionalização do aeroporto Leite Lopes e o plano de macrodrenagem de Ribeirão Preto. O presente trabalho conclui que a AAE é um instrumento fundamental ao planejamento e ao processo decisório que visa à sustentabilidade e indica, para os dois exemplos, uma avaliação ambiental por AAE para políticas, planos e programas. Sua utilização no Brasil é possível e poderá adquirir maior importância se incorporar o valor ambiental à dimensão política e social como suporte essencial à perspectiva de mudança de paradigma em curso há quase meio século
Title in English
Alternatives of strategic environmental assessment implementation in Brazil
Keywords in English
airport
information
public participation
strategic environmental assessment
sustainability
urban drainage
Abstract in English
The present study discuss the sustainability and the tools to meet its goals. It deals with the weak environmental sustainability focus in favor of integrated sustainability and also the with the purpose to maintain inequalities and poverty. The strategic environmental assessment (SEA., as an instrument conceived to evaluate environmental impact of policy, plans and programs, established to integrate decision making process in public policies, has its conceptual adjective discussion, environmental or integrated, aggregated to its practice. The SEA is considered in its contextual history/concept and legal/institutional and operational/methodological processes. Other countries experiences and international demands are seen as stimulus and will be used to subsidize the brazilian SEA. The present study indicates an environmental SEA in Brazil and points out specificities and particularities related to the brazilian planning and decision making stage, to its political/institutional and legal structure, to the guaranty of society participation and to information obligation and responsibility. It highlights the necessity of the information and public participation, through the reference baseline as an integrative previous link in SEA, to a decision making process environmentally sustainable. It employs the conceptual framework review of SEA and its links to decision making process in two cases: the intermodal cargo plan in the state of São Paulo/the internationalization of the Leite Lopes airport of Ribeirão Preto and the macrodrainage plan of Ribeirão Preto. It concludes that SEA is an important tool to be used in planning and decision making process towards sustainability and recommends, for both cases, an environmental assessment supported by a SEA in policies, plans and programs. That its use in Brazil is possible and will grow in importance if the environmental value interact with the political and social dimensions as an essential support to the paradigm change perspective going on for almost half a century
 
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Publishing Date
2024-05-13
 
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