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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.2005.tde-11012008-125349
Documento
Autor
Nombre completo
Maria das Graças de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2005
Director
Tribunal
Oliveira, Haydée Torres de (Presidente)
Espindola, Evaldo Luiz Gaeta
Logarezzi, Amadeu José Montagnini
Título en portugués
Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
Palabras clave en portugués
Biodiversidade
Educação ambiental
Estudantes
Organização não governamental (ONG)
Pesquisadores ambientalistas
Professores
Rio Pardo
Resumen en portugués
Este trabalho teve como objetivo identificar as contribuições que um programa educativo da organização não governamental ambientalista IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas oferece para a área da educação ambiental voltada a conservação da biodiversidade, por meio da integração da pesquisa científica com o ensino formal. Utilizou-se neste estudo a adoção de processos de avaliação qualitativa e quantitativa nos quais os dados foram obtidos por diversos instrumentos de coleta. O estudo foi baseado nos referenciais da abordagem participativa e da pesquisa-ação e realizado na bacia hidrográfica do rio Pardo junto a 72 alunos do ensino formal, 05 professoras e 06 pesquisadores da área ambientalista. Os resultados indicam a pré-disposição entre pesquisadores ambientalistas e professores do ensino formal em se integrarem em ações de educação ambiental direcionadas a formação socioambiental dos estudantes e que, a troca de informações e conhecimentos são os principais fatores que motivam a ação participativa e integradora entre professor e pesquisador na inserção da temática ambiental nas salas de aulas bem como na conservação ambiental local. Os resultados indicam também que a estratégia educativa da ONG IPÊ, possibilitou aumento de aprendizagem, criatividade, socialização entre os alunos e interesses pelas questões ambientais locais. O estudo aponta ainda para a necessidade de haver maiores oportunidades de orientação e preparação dos docentes para a prática das atividades com a temática ambiental em ambientes extra-classes.
Título en inglés
Contributions of an educational program conducted by a non-governmental conservation organization in the field of environmental education
Palabras clave en inglés
Biodiversity
Environmental education
Environmental researchers
Non-governmental organization (NGO)
Rio Pardo
Students
Teachers
Resumen en inglés
This study had the objective of identifying the contributions of an educational program conducted by a non-governmental conservation organization, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas (Institute for Ecological Research) in the field of environmental education, geared to the conservation of biodiversity through the integration of scientific research and the formal educational system. Qualitative and quantitative evaluation processes were adopted, in which the data were collected using a number of instruments. The study was based on the principles of participatory approach and research-action, and took place in the surroundings of the Rio Pardo region, involving 72 students of the formal education system, 5 teachers and 6 researchers of the environmental field. Results indicate a predisposition among environmental researchers and teachers to become involved in environmental education actions that aim at students' social and environmental enhancements. The exchange of information and of knowledge was the main factor to motivate participation and integration actions between teachers and researchers in the inclusion of environmental themes and local conservation in classrooms. Results also indicate that IPÊ's education strategy increased learning, creativity and socialization among students, besides stimulating their interest in local environmental aspects. The study shows the need to promote more opportunities to guide and prepare teachers to conduct extra-classroom activities with environmental focus.
 
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Fecha de Publicación
2008-04-10
 
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