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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1994.tde-20092022-111004
Document
Auteur
Nom complet
Fabio Quintela Fortes
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1994
Directeur
Jury
Villibor, Douglas Fadul (Président)
Domingues, Felippe Augusto Aranha
Soria, Manoel Henrique Alba
Titre en portugais
Pavimentos de baixo custo: considerações sobre seus defeitos e propostas de conservação e recuperação
Mots-clés en portugais
infraestrutura de transportes
rodovias
Resumé en portugais
Os pavimentos de baixo custo com uso de solos lateríticos apresentam uma série de particularidades de projeto, de construção, de conservação e de recuperação que os distingue dos tradicionais. Atualmente, existe uma carência de tecnologias na área específica de conservação e recuperação para esses pavimentos. Com o objetivo de atenuar essa carência, esta dissertação propõe, para pavimentos de baixo custo, critérios de atuação em função da irregularidade longitudinal, procedimentos para execução de serviços de conservação e recuperação e diretrizes para recuperação. Neste contexto, foi desenvolvida uma série de estudos sobre as particularidades desses pavimentos, o inter-relacionamento entre os defeitos, suas causas e evoluções, e as atividades de conservação, bem como os métodos existentes de avaliação de pavimentos. Foram executados levantamentos de campo identificando-se a incidência dos defeitos e o nível de irregularidade longitudinal que estes acarretam ao pavimento. Foi observado que a maioria dos defeitos dos pavimentos de baixo custo deve-se ao revestimento em tratamento superficial e não ao material utilizado na base e que, apesar de suas particularidades, a intensidade de conservação e respectivos custos são similares aos dos pavimentos tradicionais.
Titre en anglais
Low cost pavements considerations about its defects and conservation and recovery proposals
Mots-clés en anglais
highways
transport infrastructure
Resumé en anglais
The low cost pavements that use lateritic soil present many particularities of design, construction, conservation and recuperation that differentiate them from the conventional ones. Nowadays there is lack of technologies in the specific area of conservation and recuperation for these pavements. The objective of this dissertation is to attenuate the problems stated above, proposing actuation criteria based on roughness, procedures for execution of conservation and recuperation services, and recuperation directives for low cost pavements. In this context, the particularities of those pavements, the relationship among distress, causes, evolutions and conservation services and the existing methods for evaluation roughness, were investigated. Inventory data from pavement sections was also collected in order to identify the distress incidences and the roughness level produced on the pavements. It was observed that the most of low cost pavement distress are due to surface treated and not to material used for base and, in spite of their particularities, the conservation intensity and costs are similar of conventional pavements.
 
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Date de Publication
2022-09-20
 
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