• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1997.tde-15052014-104801
Document
Auteur
Nom complet
Cynthia Perpétua Lotti
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1997
Directeur
Jury
Widmer, João Alexandre (Président)
Segantine, Paulo Cesar Lima
Suzuki, Carlos Yukio
Titre en portugais
Um método expedito de representação da geometria de uma rodovia na forma em que foi efetivamente construída
Mots-clés en portugais
Acidentes
Geometria
GPS
Rodovia
SIG
Resumé en portugais
Diversas pesquisas realizadas no Brasil e no exterior nos últimos anos permitem inferir que existe uma relação causal entre a geometria das rodovias e a incidência de acidentes em determinadas locais. Uma da s principais dificuldades nesses estudos tem sido a representação gráfica da ge ometria da via na forma em que foi efetivamente construída. O advento da tecnologia do GPS associada a modernas técnicas de CAD abre novas possibilidades em termos de se propor um método expedito de criar uma base geográfica de informação à qual poderá associar-se posteriormente dados de acidentes, sinalização da via, condições do pavimento, etc. A proposta da dissertação de mestrado é desenvolver o método de representação geométrica da estrada usando a técnica cinemática do GPS. Para avaliar o desempenho do método proposto foi realizado o levantamento de um trecho de 30 km da rodovia SP-127 Fausto Santo Mauro conectando Rio Claro a Piracicaba. Através do arquivo de dados resultante do levantamento foi possível desenhar a rodovia em planta e em perfil com um nível de precisão suficiente para a construção de uma base geográfica de um SIG. Relatam-se algumas dificuldades de representação gráfica no TRANSCAD, no LISCAD e no AUTOCAD.
Titre en anglais
A rapid method of road geometry as built representation
Mots-clés en anglais
Accidents
Geometry
GPS
Highway
SIG
Resumé en anglais
Several studies in Brasil and abroad in the n ear past lead to the conclusion that there is a causal relationship between highway ge ometry and accident incidence at certain locations on the road. One of the major diffi culties described in these studies is the grafic representation of the road geometry as built.The advent of the GPS technology, associated with modern CAD techniques, opens new possibilities in terms of an expedite method to criate a geographic information base that can be associated to accident data, traffic sign data, pavement conditions data, etc. A method to graphically represent the roadway geometry using the kinematic GPS techique is proposed at the level of a MSc thesis. In order to evaluate the proposed methods performance, a 30 km segment of SP-127 Fausto Santo Mauro Highway connecting Rio Claro to Piracicaba was surveyed. The graphical representation of the horizontal and vertical profile of the road that resulted from the surveying method is shown. Some of the difficulties in graphically representing the road with TRANSCAD, LISCAD and AUTOCAD are described.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
CynthiaPLotti_ME.pdf (1.60 Mbytes)
Date de Publication
2014-12-03
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.